• China, c. 1750; França, meados do século XVII (montagem)
  • Porcelana «celadon» e bronze cinzelado e dourado
  • Inv. 124A/B/C

Três jarras pisciformes

As três peças aqui apresentadas, em forma de peixes isolados ou acoplados, são executadas em preciosa porcelana chinesa. As montagens, destinadas a realçar o valor das peças e a satisfazer o gosto pelas chinoiseries, tão em voga nesta época, foram executadas em França, muito provavelmente em Paris, por um artista desconhecido, em bronze ricamente cinzelado e dourado.

Os motivos utilizados, próprios do estilo rocaille – plantas aquáticas, rochas, espuma, búzios – harmonizam-se perfeitamente com a própria forma dos objetos, enquanto o brilho do ouro realça o misterioso tom verde azulado que caracteriza a porcelana celadon.

Vemos assim duas carpas, de cauda erguida, transformadas em jarros, que constituem as peças laterais de uma guarnição, cuja peça central é formada por duas carpas afrontadas, montadas de forma a sugerir uma fonte. Extremamente apreciadas na época, peças como estas revelam-nos até que ponto o homem do século XVIII é atraído pelo exotismo dos temas orientais.

Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Gudenian, Christie's, Londres, 8 de junho de 1920.

Peça central: A. 33 cm; L. 16 cm
Pelas laterais: A. 33 cm; L. 17,5 cm 

Lisboa 1998

A Arte e o Mar, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1998, p. 121, n.º 88.

Lisboa 2001

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 126, cat. 100.

Atualização em 09 junho 2022

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