• Roma, 1764
  • Terracota
  • Inv. 2325
  • Assinada e datada: Clodion, 1764

Ninfa e Sátiro

Claude Michel

Clodion, educado no seio de uma família de artistas, foi aluno da École des élèves protégés, tendo mais tarde frequentado a Academia de França em Roma, onde adquiriu conhecimentos profundos sobre a Antiguidade Clássica, que lhe iriam ser vitais ao longo da sua carreira. Inspirado no estilo íntimo da escultura doméstica da Antiguidade, Clodion especializou-se na execução de pequenas estatuetas em terracota e em mármore, apreciadas e muito procuradas por amadores e colecionadores.

O grupo descrito como «Satyre pressant le jus d’une grappe de raisin dans la bouche d’une bacchante étendue» foi adquirido por Calouste Gulbenkian em 1938. O grupo é assinado e datado de 1764, mas subsistem dúvidas quanto à veracidade desta datação, tal como a de outros exemplares congéneres, só noticiados depois de 1840, que com ele partilham de uma série de particularidades iconográficas e estilísticas.

Efetivamente os corpos femininos têm proporções pesadas e diferem bastante das calmas figuras neoclássicas das obras documentadas de Clodion da década de 1760. Os especialistas sugerem que as obras que integram este conjunto pudessem ter sido executadas cerca de 1840, talvez para o fundidor Barbedienne, por um artista familiarizado com os grupos báquicos criados por Clodion, durante os anos de 1780-1790. Como acontece muitas vezes com a obra de falsários, estas obras constituem um conjunto coerente.

1.ª Venda Beurdeley, 23 de abril de 1883, lote 282; 2.ª Venda Beurdeley, Galerie Georges Petit, Paris, 6 de maio de 1920, lote 204. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Marcel Jonas, Galerie Charpentier, 7 de abril de 1938 (lote 607).

A. 23 cm; L. 40 cm; Prof. 24,9 cm

Thirion 1885

H. Thirion, Les Adam et Clodion. Paris: A. Quantin, 1885, p. 396, n.º 168.

Lami 1911

Stanislas Lami, Dictionnaire des Sculpteurs de l’Ecole Française au Dix-Huitième Siècle. Paris: 1911 (Nendeln/Liechtenstein, Kraus reprint, 1970), pp. 142-157.

Philippe Arnaud 1989

«Terres cuites de Clodion», L’Estampille, n.º 222, fevereiro de 1989, pp. 14-18.

Figueiredo 1992

Maria Rosa Figueiredo, A Escultura Francesa. Catálogo de Escultura Europeia, vol. I. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1992, pp. 76-82.

Poulet 1992

Anne L. Poulet, «Les annés romaines de Clodion», em Clodion 1738-1814, catálogo da exposição. Paris: Éditions RMN, 1992, pp. 15-34.

Scherf 1992

Guilhelm Scherf, «A la manière de Clodion», em Clodion 1738-1814, catálogo de exposição. Pari : Éditions RMN, 1992, pp. 361-375, n.º 193.

Atualização em 09 junho 2022

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.