• Génova, depois de 1661
  • Mármore branco
  • Inv. 544

Eneias transportando seu pai Anquises e os Penates seguido pelo jovem Ascânio

Este grupo inspirou-se na obra épica de Virgílio, a Eneida, cujo herói principal, Eneias, teve um dia que abandonar Troia em chamas, carregando às costas o seu velho pai Anquises, seguido do filho Ascânio, nesta obra representado como criança de tenra idade. Eneias era tido como exemplo de vida, pois cumprira com excecional zelo o seu dever ético, quer perante os deuses (os Penates que seu pai transporta), quer perante os homens, na figura do próprio pai que recusou abandonar.

O grupo pode ainda representar as três idades do Homem: Eneias representa o presente, aquele que toma para si a missão de transformar o mundo; Anquises, seu pai, representa o passado, tomado como referência; o filho Ascânio será a promessa de futuro, auspicioso e risonho, com todas as potencialidades inerentes.

Este grupo monumental, que ornamentava a entrada do palacete de Calouste Gulbenkian na Avenue d’Iéna em Paris, fez anteriormente parte das coleções do Marquês da Foz, Tristão Guedes Correia de Queiroz, instaladas no Palácio Castelo-Melhor, nos Restauradores, atualmente conhecido como Palácio Foz.

Coleção Sécretan, Paris, até 1889; Venda da Coleção Sécretan, 4 de julho de 1889, cat. 213; Coleção Marquês da Foz, Lisboa, até 1901; venda da Coleção Marquês da Foz, 3 de maio de 1901, cat. 816. Adquirida por Calouste Gulbenkian na Casa Asher Wertheimer, Londres, 30 de outubro de 1918.

A. 237 cm; L. 81 cm; Prof. 63,5 cm

Ingersoll-Smouse 1914

Florence Ingersoll-Smouse, «La Sculpture à Gênes au XVIIème siècle. Pierre Puget, Filippo Parodi et leurs contemporains», Gazette des Beaux-Arts, 1914, 2, pp. 11-24.

Briasco 1962

Paola Rotondi Briasco, «Filippo Parodi», Quadernidel Istituto di Storia dell’Arte delle Università di Genova, n.º 3, 1962.

Figueiredo 1999

Maria Rosa Figueiredo, Catálogo de Escultura Europeia, vol. II. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 62-67.

Vale 2005

Teresa Leonor M. Vale, Escultura Barroca Italiana em Portugal. Lisboa: 2005.

Lisboa 2006

Maria Rosa Figueiredo, O Gosto do Coleccionador. Calouste S. Gulbenkian 1869-1955, catálogo da exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2006, pp. 172-173, n.º 36.

Atualização em 09 junho 2022

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