Romper, criar, democratizar
O uso indevido da tecnologia por artistas e cidadãos para reformular o futuro
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianEsta masterclass decorre em inglês, com tradução simultânea e sem transmissão em direto no nosso website.
A Inteligência Artificial, assim como outros meios de comunicação emergentes (XR, RV, RM), é cada vez mais apreciada pelas potencialidades que pode trazer a processos criativos específicos, gerindo fluxos de trabalho, acelerando os processos de renderização ou apoiando novas formas de envolvimento do público. Entre o medo de perder a corrida ao ouro da I.A. e o medo de cair nas suas óbvias armadilhas, as instituições culturais, os artistas e os cidadãos veem-se perdidos entre as promessas das aplicações de I.A., o entusiasmo pelas novidades tecnológicas e a constante redefinição dos seus papéis criativos. Porém, se a I.A. for rapidamente proclamada como uma solução fácil para problemas ainda por definir, não é uma panaceia – nem um substituto para a ação humana. Não se trata de uma, mas de um conjunto de tecnologias que são o produto de escolhas políticas, sociais e económicas. Com foco no enigma da I.A., esta masterclass baseia-se em trabalhos anteriores da artista Sandra Rodriguez, que usa «indevidamente» a tecnologia, «big data» e I.A., para desmistificar o seu potencial.
Oradores
-
Sandra Rodriguez
Criadora e produtora em XR e IA, e socióloga de novas tecnologias. Realizou e produziu experiências interativas e imersivas que receberam vários prémios. O seu trabalho abrange desde a RV até à aprendizagem automática, «Large Language Models» e geração de imagens, recorrendo a usos inusitados destas ferramentas para explorar potencialidades e formas inesperadas. Entre 2017 e 2022 criou e liderou o programa HackingXR, o primeiro curso do Massachusetts Institute of Technology sobre produção de XR.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.