Manon de Boer

Downtime / Tempo de Respiração

O projeto da artista Manon de Boer propõe um olhar sobre a experimentação e o processo criativo. Os quatro filmes que apresenta centram-se na aprendizagem informal na infância e na juventude e no tempo de respiração que a criatividade e a imaginação exigem. 

Slider de Eventos

Parte de um projeto iniciado em 2018, a exposição apresentará pela primeira vez a trilogia completa From Nothing to Something to Something Else de Manon de Boer, filmada pela artista em três países diferentes – Inglaterra, Portugal e Bélgica.

Estes trabalhos, com a participação de jovens entre os 16 e os 20 anos, exploram os processos de aprendizagem fora do sistema formal de ensino artístico, os tempos de respiração que os processos criativos implicam, e a improvisação como um espaço/tempo de liberdade e de construção. Downtime / Tempo de Respiração apresenta ainda um quarto filme, The Untroubled Mind, realizado em 2016, que é um ensaio sobre o jogo, a experimentação e a criatividade na infância.

O projeto e a exposição aprofundam uma pesquisa de Manon de Boer e confirmam o seu fascínio pelos momentos em que o tempo suspenso e a liberdade de imaginar e de agir permitem criar, experimentar e explorar, fazendo nascer qualquer coisa a partir de coisa nenhuma.

Curadoria: Susana Gomes da Silva e Rita Fabiana


VISTA GERAL DA EXPOSIÇÃO

Manon 1
Manon 2
Manon 4
Manon 3

Programa

«Da ideia ao filme / From scratch to film»
Sábado, 1 fevereiro, 16:00
Saber mais


Apoio

«Tempo de respiração – O Corpo que cria» (cancelado)
Sábado, 14 março, 15:00
Saber mais


Apoio


Informação Relacionada

Publicação (PDF 838 KB)