Irineu Destourelles

Subtitulizar / Subtitling

O artista Irineu Destourelles desenvolveu um projeto centrado na questão das práticas coloniais e nas relações sociais e de poder, partindo da sua própria condição de diáspora.

Event Slider

A obra de Irineu Destourelles (Santo Antão, Cabo Verde, 1974) tem-se centrado nas questões da representação e da linguagem que o artista trabalha no cruzamento entre o filme e o texto, ainda que a sua obra seja pontuada pela prática do desenho e da pintura.

Nesta exposição, o artista explora a perpetuação de práticas coloniais e o seu impacto tanto nos processos cognitivos, como na formação das relações sociais e de poder, em que a experiência da violência discursiva é central.

O projeto desenvolve-se igualmente a partir da sua própria condição de diáspora e das suas experiências sociais em espaço urbano, a partir de cidades como Lisboa, Mindelo e Londres.

Irineu Destourelles estudou na Willem de Kooning Akademie, Roterdão e na Central St. Martin’s College of Art and Design, Londres. O seu trabalho integrou exposições na Casa África, Las Palmas e na Fondazione Giorgio Cini, Veneza, e foi projetado no ICA, Londres e Hangar Bicocca, Milao, entre outros. Atualmente vive e trabalha entre Edimburgo e Londres.

 

Curadoria: Rita Fabiana


Programa

À conversa com a curadora Rita Fabiana e o artista
Sexta, 27 setembro, 17:30
Saber mais

À conversa com a curadora Rita Fabiana e convidadas
Sónia Vespeira de Almeida, Marta Mestre, Marta Lança
Terça, 26 novembro, 17:30
Saber mais

Irineu Destourelles conversa com Ângela Ferreira
Sexta, 22 nov, 17:10
Saber mais


Informação Relacionada

Publicação (PDF 699 KB)