Desenho no Museu
Oficina de desenho
Slider de Eventos
Data
Local
Galeria Principal Museu Calouste GulbenkianPreço
Descontos
50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)
As oficinas de desenho no Museu propõem a exploração de questões centrais ao ato de desenhar. Em cada sessão, a artista Catarina Dias introduz temáticas diferentes, desde pesquisas a que os artistas se debruçaram em vida, temas centrais à história da arte ou características específicas da obra que está a ser observada. Estas temáticas servem de inspiração para o ato de desenhar e para a compreensão das obras da coleção Gulbenkian.
FICHA TÉCNICA
Conceção e orientação
Catarina Dias
PROGRAMA
O silêncio
São várias as dimensões sensoriais que podemos explorar no desenho. Ao mesmo tempo que nos ‘aproximamos’ de uma obra de arte para conhecê-la através da observação atenta e do desenho, percebemos que a obra também existe numa dimensão que não é visível. Seja pela contextualização que se faz da obra, pela ideia que o artista teve, pela técnica usada...
Materiais necessários
Atmosferas
Nesta sessão vamos explorar a noção de atmosferas e quem melhor para nos guiar do que William Turner! Começamos por observar uma pintura sua, onde o mar é o meio para a dissolução da forma e descobrimos que nem todos os desenhos se fazem com linhas…!
Materiais necessários
A construção de uma figura
Nesta sessão vamos explorar o traço gestual enquanto falamos sobre algumas noções de construção de uma figura, composição e dimensionamento.
Materiais necessários
Observar Helena
Podemos arriscar dizer que Helena Fourment se tornou na figura central na pintura de Peter Rubens, uma das suas principais modelos depois de ambos se casarem. A partir de um retrato que o pintor fez de Helena, exploraremos nesta sessão de desenho alguns aspetos como composição e texturas…
Materiais necessários
Um centro de mesa
Nesta sessão vamos debruçar-nos sobre a coleção das artes decorativas do século XVIII e em particular as peças de aparato que decoravam as mesas reais. Aproveitaremos um centro de mesa para falarmos de um desenho mais técnico e de técnicas de registo de desenho.
Materiais necessários:
A paisagem I
A pintura de paisagem era um dos géneros favoritos de Gulbenkian. Vamos dedicar algumas sessões a explorar esta temática, começando nesta sessão por encontrar soluções técnicas para entendermos a construção das pinturas de paisagens.