De luz e cores: o século de Veneza, de Canaletto a Guardi
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianEste evento decorre com tradução simultânea.
Preço
- Entrada livre
O século XVIII caracteriza-se, em Veneza, pelo desenvolvimento impetuoso do género pictórico da veduta urbana. Antonio Canal, dito Canaletto, e Francesco Guardi são os seus protagonistas.
Separados por uma diferença de idade de cerca de 15 anos, o mais velho, Canaletto, consolida a sua fama na primeira metade do século XVIII, enquanto o mais novo, Guardi, é ativo principalmente na segunda, com mais raros reconhecimentos e menor sorte.
Esta comunicação, realizada no contexto da exposição Veneza em Festa. De Canaletto a Guardi, visa seguir o percurso dos dois mestres do vedutismo veneziano de Setecentos, evidenciando as suas diferenças de estilo, mas também os seus pontos de contacto, determinados sobretudo pela difusão das «gravuras de tradução».
Oradores
-
Donato Salvatore
Professor associado de História da Arte Moderna no Departamento de Ciências do Património Cultural da Universidade de Salerno e componente do Colégio de Docentes do Curso de Doutoramento aferente. Os seus interesses científicos relacionam-se com a produção artística na Idade Moderna em Itália em relação com o contexto europeu. Publicou um volume monográfico dedicado ao pintor Melozzo da Forlì e é autor de numerosos ensaios e contributos sobre a pintura dos séculos XV e XIV na Itália meridional.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.