De luz e cores: o século de Veneza, de Canaletto a Guardi

Slider de Eventos

Nesta conferência, Donato Salvatore discute as diferenças e as semelhanças na obra de duas figuras maiores da pintura veneziana do século XVIII: Canaletto e Guardi.

O século XVIII caracteriza-se, em Veneza, pelo desenvolvimento impetuoso do género pictórico da veduta urbana. Antonio Canal, dito Canaletto, e Francesco Guardi são os seus protagonistas.

Separados por uma diferença de idade de cerca de 15 anos, o mais velho, Canaletto, consolida a sua fama na primeira metade do século XVIII, enquanto o mais novo, Guardi, é ativo principalmente na segunda, com mais raros reconhecimentos e menor sorte.

Esta comunicação, realizada no contexto da exposição Veneza em Festa. De Canaletto a Guardi, visa seguir o percurso dos dois mestres do vedutismo veneziano de Setecentos, evidenciando as suas diferenças de estilo, mas também os seus pontos de contacto, determinados sobretudo pela difusão das «gravuras de tradução».


Oradores

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

Relacionados

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.