LiB Cabo Verde
A origem do primeiro kit “Lab in a Box – Cabo Verde” remonta a 2016, altura em que o projeto piloto “Lab in a Box” (LiB) começou a ser desenvolvido por voluntários do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de o implementar em Cabo Verde.
Desde então, a equipa LiB distribuiu mais de 50 kits pelas escolas de Cabo Verde e realizou 3 Formações de Professores, tendo formado cerca de 100 professores do ensino básico e secundário nas áreas das Ciências Naturais e da Física.
Formação de Docentes
As Formações de Professores “Lab in a Box – Cabo Verde” são calendarizadas e realizadas por formadores da equipa LiB em diferentes ilhas, em parceria com o Ministério de Educação de Cabo Verde e parceiros locais.
Desde 2016, foram realizadas 2 formações na cidade da Praia e 1 formação na cidade do Mindelo. Estas formações, de caráter fortemente prático “mãos na massa”, focaram-se no ensino experimental para o 2º ciclo do Ensino Básico e Secundário, nas áreas das Ciências Naturais e da Física, e formaram cerca de 100 professores de diferentes ilhas de Cabo Verde.