Formação de professores: resistência a antibióticos e golfinhos do Sado
Na segunda sessão de formação do Lab in a Box do ano letivo 2023/24, os professores mergulharam no intrigante mundo da resistência aos antibióticos. Recorrendo a dados de várias cores, para simular bactérias com diferentes níveis de resistência, foi proporcionada uma visão interativa sobre o mecanismo que desafia os medicamentos.
Durante o dia de programa, os professores foram também convidados a observar as características físicas e comportamentais dos insetos. Coube-lhes desvendar os seus segredos através de uma chave dicotómica. Uma experiência que aguçou a curiosidade de todos os presentes.
O ponto alto da sessão foi a presença da cientista Inês Carvalho, que partilhou o trabalho que desenvolve no estudo e conservação dos golfinhos do Sado. Os professores mostraram muita curiosidade para saberem mais sobre como estudar esta espécie marinha e as ameaças a que está sujeita.
Com o ciclo de formações pretende-se capacitar os professores a aplicar os diferentes protocolos do Lab in a Box em sala de aula. Uma atividade que pretende levar a ciência ao dia a dia dos alunos e estimular a curiosidade e espírito crítico.