A ciência nas escolas começa no IGC
A formação de professores do projeto Lab in a Box decorre ao longo de todo o ano letivo.
A 5ª sessão de formação presencial foi diferente, pois incluiu uma visita ao Instituto Gulbenkian de Ciência, uma oportunidade para ver os laboratórios e a tecnologia disponível no instituto.
Nesta sessão, os participantes desenvolveram uma atividade que pretende pôr cada estudante no papel de auditor ambiental e fazer o levantamento de qualidade da escola nas áreas da energia, água, alimentação, resíduos, transportes, ruído e espaços exteriores. A ideia é que após a análise dos resultados possam escrever uma carta dirigida à direção da escola e ao departamento de educação do município com as sugestões da turma para melhoria do espaço escolar.
E por que as formações LiB têm um carácter fortemente prático com o intuito de promover o espírito crítico, o programa contou, ainda, com atividades hands on. Entre elas os professores realizaram uma experiência centrada na evolução ao longo de muitas gerações de mecanismos de adaptação das espécies a determinado ambiente como estratégia sobrevivência.