Lab in a Box com presença online

17 fev 2023

 

A partir de agora, docentes e estudantes de vários níveis de ensino podem aceder a recursos educativos, vídeos, notícias e acompanhar todas as oportunidades que cabem dentro da caixa do Lab in a Box. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência com o apoio do Município de Oeiras, veio contribuir para democratizar a ciência e disponibilizar informação que pode ser usada em sala de aula, em todos os países lusófonos. 

O projeto Lab in a Box é pioneiro em Portugal e pretende colocar a ciência no dia a dia das salas de aula, com o objetivo de a tornar, mais do que uma disciplina, uma forma de pensar e de estar no mundo. Está alinhado com a estratégia da Fundação Gulbenkian de aproximar a ciência da sociedade através de várias iniciativas em curso.  

No presente ano letivo, são 30 professores de 18 escolas pertencentes a 7 agrupamentos do Município de Oeiras que estão a dinamizar as atividades científicas do kit Lab in a Box. O kit disponibiliza materiais de baixo custo (que muitas vezes usamos nas nossas atividades diárias) para implementar protocolos experimentais simples, apelativos e integrados no currículo escolar.  

Os professores são os principais aliados deste projeto. Recebem formação acreditada e acompanhamento, ao longo do ano, para realizar nas salas de aulas as atividades experimentais que saem desta caixa. Os maiores beneficiados são os mais de 1600 alunos que já as desenvolvem com estes docentes. Com ideias criativas e interesse curricular estimulam-se os mais jovens, potencia-se a sua curiosidade, incentiva-se a vontade de explorar o mundo e contribui-se para cidadãos mais participativos no futuro. 

Para Maria João Verdasca, coordenadora do projeto, “o novo website do Lab in a Box permite aproximar o ensino experimental da comunidade docente e de estudantes de diferentes países da Lusofonia, através da disponibilização de recursos educativos embutidos no currículo escolar e da partilha constante de novidades relacionadas com o projeto”. 

O lançamento do novo website decorreu durante a formação para professores de 1º ciclo, que decorreu no dia 15 de fevereiro na Gulbenkian, e foi recebido com bastante entusiasmo. Entre os 12 professores presentes, Carla Teodoro, professora na EB1 Gil Vicente referiu que a “facilidade no acesso aos recursos (de forma mais imediata) e o facto de permitir a partilha com os alunos em sala de aula” vão ser uma ajuda importante para levar ciência para a escola. Com esta ferramenta vai ser possível “ter acesso mais rapidamente e de forma mais organizada a todas as atividades disponíveis”, acrescentou Paula Paiva, professora EB1/JI Porto Salvo, também presente na formação.  

A oferta de atividades já ultrapassa as duas dezenas e são dirigidas ao 1º e 2º ciclo de ensino. Todas permitem aplicar ciência em diversos contextos educativos, sem necessidade de recorrer a laboratórios ou equipamentos dispendiosos.  

O número de atividades está em crescimento constante, resultado de um trabalho de cocriação entre a equipa de projeto e a comunidade docente, que em conjunto exploram as necessidades sentidas em sala de aula e oportunidades para a ciência fazer parte da resposta.  

A partir de agora, todos estes materiais estão disponíveis à comunidade docente, estudantes e entusiastas da ciência, em Países de Língua Oficial Portuguesa.  

O projeto Lab in a Box conta com o apoio fundamental de um conjunto de parceiros, notavelmente o Município de Oeiras que apoia a implementação do projeto no concelho de Oeiras, e a Merck Family Foundation que apoia a sua implementação em Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe. 

A partir de agora, docentes e estudantes de vários níveis de ensino podem aceder a recursos educativos, vídeos, notícias e acompanhar todas as oportunidades que cabem dentro da caixa do Lab in a Box. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência com o apoio do Município de Oeiras, veio contribuir para democratizar a ciência e disponibilizar informação que pode ser usada em sala de aula, em todos os países lusófonos. 

O projeto Lab in a Box é pioneiro em Portugal e pretende colocar a ciência no dia a dia das salas de aula, com o objetivo de a tornar, mais do que uma disciplina, uma forma de pensar e de estar no mundo. Está alinhado com a estratégia da Fundação Gulbenkian de aproximar a ciência da sociedade através de várias iniciativas em curso.  

No presente ano letivo, são 30 professores de 18 escolas pertencentes a 7 agrupamentos do Município de Oeiras que estão a dinamizar as atividades científicas do kit Lab in a Box. O kit disponibiliza materiais de baixo custo (que muitas vezes usamos nas nossas atividades diárias) para implementar protocolos experimentais simples, apelativos e integrados no currículo escolar.  

Os professores são os principais aliados deste projeto. Recebem formação acreditada e acompanhamento, ao longo do ano, para realizar nas salas de aulas as atividades experimentais que saem desta caixa. Os maiores beneficiados são os mais de 1600 alunos que já as desenvolvem com estes docentes. Com ideias criativas e interesse curricular estimulam-se os mais jovens, potencia-se a sua curiosidade, incentiva-se a vontade de explorar o mundo e contribui-se para cidadãos mais participativos no futuro. 

Para Maria João Verdasca, coordenadora do projeto, “o novo website do Lab in a Box permite aproximar o ensino experimental da comunidade docente e de estudantes de diferentes países da Lusofonia, através da disponibilização de recursos educativos embutidos no currículo escolar e da partilha constante de novidades relacionadas com o projeto”. 

O lançamento do novo website decorreu durante a formação para professores de 1º ciclo, que decorreu no dia 15 de fevereiro na Gulbenkian, e foi recebido com bastante entusiasmo. Entre os 12 professores presentes, Carla Teodoro, professora na EB1 Gil Vicente referiu que a “facilidade no acesso aos recursos (de forma mais imediata) e o facto de permitir a partilha com os alunos em sala de aula” vão ser uma ajuda importante para levar ciência para a escola. Com esta ferramenta vai ser possível “ter acesso mais rapidamente e de forma mais organizada a todas as atividades disponíveis”, acrescentou Paula Paiva, professora EB1/JI Porto Salvo, também presente na formação.  

A oferta de atividades já ultrapassa as duas dezenas e são dirigidas ao 1º e 2º ciclo de ensino. Todas permitem aplicar ciência em diversos contextos educativos, sem necessidade de recorrer a laboratórios ou equipamentos dispendiosos.  

O número de atividades está em crescimento constante, resultado de um trabalho de cocriação entre a equipa de projeto e a comunidade docente, que em conjunto exploram as necessidades sentidas em sala de aula e oportunidades para a ciência fazer parte da resposta.  

A partir de agora, todos estes materiais estão disponíveis à comunidade docente, estudantes e entusiastas da ciência, em Países de Língua Oficial Portuguesa.  

O projeto Lab in a Box conta com o apoio fundamental de um conjunto de parceiros, notavelmente o Município de Oeiras que apoia a implementação do projeto no concelho de Oeiras, e a Merck Family Foundation que apoia a sua implementação em Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe. 

A partir de agora, docentes e estudantes de vários níveis de ensino podem aceder a recursos educativos, vídeos, notícias e acompanhar todas as oportunidades que cabem dentro da caixa do Lab in a Box. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência com o apoio do Município de Oeiras, veio contribuir para democratizar a ciência e disponibilizar informação que pode ser usada em sala de aula, em todos os países lusófonos. 

O projeto Lab in a Box é pioneiro em Portugal e pretende colocar a ciência no dia a dia das salas de aula, com o objetivo de a tornar, mais do que uma disciplina, uma forma de pensar e de estar no mundo. Está alinhado com a estratégia da Fundação Gulbenkian de aproximar a ciência da sociedade através de várias iniciativas em curso.  

No presente ano letivo, são 30 professores de 18 escolas pertencentes a 7 agrupamentos do Município de Oeiras que estão a dinamizar as atividades científicas do kit Lab in a Box. O kit disponibiliza materiais de baixo custo (que muitas vezes usamos nas nossas atividades diárias) para implementar protocolos experimentais simples, apelativos e integrados no currículo escolar.  

Os professores são os principais aliados deste projeto. Recebem formação acreditada e acompanhamento, ao longo do ano, para realizar nas salas de aulas as atividades experimentais que saem desta caixa. Os maiores beneficiados são os mais de 1600 alunos que já as desenvolvem com estes docentes. Com ideias criativas e interesse curricular estimulam-se os mais jovens, potencia-se a sua curiosidade, incentiva-se a vontade de explorar o mundo e contribui-se para cidadãos mais participativos no futuro. 

Para Maria João Verdasca, coordenadora do projeto, “o novo website do Lab in a Box permite aproximar o ensino experimental da comunidade docente e de estudantes de diferentes países da Lusofonia, através da disponibilização de recursos educativos embutidos no currículo escolar e da partilha constante de novidades relacionadas com o projeto”. 

O lançamento do novo website decorreu durante a formação para professores de 1º ciclo, que decorreu no dia 15 de fevereiro na Gulbenkian, e foi recebido com bastante entusiasmo. Entre os 12 professores presentes, Carla Teodoro, professora na EB1 Gil Vicente referiu que a “facilidade no acesso aos recursos (de forma mais imediata) e o facto de permitir a partilha com os alunos em sala de aula” vão ser uma ajuda importante para levar ciência para a escola. Com esta ferramenta vai ser possível “ter acesso mais rapidamente e de forma mais organizada a todas as atividades disponíveis”, acrescentou Paula Paiva, professora EB1/JI Porto Salvo, também presente na formação.  

A oferta de atividades já ultrapassa as duas dezenas e são dirigidas ao 1º e 2º ciclo de ensino. Todas permitem aplicar ciência em diversos contextos educativos, sem necessidade de recorrer a laboratórios ou equipamentos dispendiosos.  

O número de atividades está em crescimento constante, resultado de um trabalho de cocriação entre a equipa de projeto e a comunidade docente, que em conjunto exploram as necessidades sentidas em sala de aula e oportunidades para a ciência fazer parte da resposta.  

A partir de agora, todos estes materiais estão disponíveis à comunidade docente, estudantes e entusiastas da ciência, em Países de Língua Oficial Portuguesa.  

O projeto Lab in a Box conta com o apoio fundamental de um conjunto de parceiros, notavelmente o Município de Oeiras que apoia a implementação do projeto no concelho de Oeiras, e a Merck Family Foundation que apoia a sua implementação em Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe. 

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