A Equipa

A Oceans Intelligence Unit foi constituída em Novembro de 2012 para desenvolver a Iniciativa Gulbenkian Oceanos.

A equipa é formada por dois biólogos marinhos e uma economista. Esta interdisciplinaridade – e transdisciplinaridade – reflete parte da estratégia da IGO: unir investigadores das ciências naturais com investigadores das ciências sociais para trabalharem conjuntamente na área da valoração económica dos serviços dos ecossistemas marinhos.

Oceans Intelligence Unit

 

Catarina Grilo
Catarina Grilo
A Catarina já foi bióloga, tendo vindo a focar a sua atividade profissional nas dimensões humanas da conservação marinha e das pescas, e nas questões na fronteira entre ciência e definição de políticas relacionadas com os oceanos. É responsável na IGO por algumas atividades de comunicação, divulgação científica e formação, entre outras.

Anteriormente, trabalhou na Comissão Oceanográfica Intersectorial do Ministério da Educação e Ciência. Participou ainda num projeto de investigação internacional sobre áreas marinhas protegidas transfronteiriças na África Austral, focando-se nas questões de governança marinha e socioeconomia, e realizou estudos de impacte ambiental numa empresa de consultoria ambiental. A Catarina é doutorada em Ciências do Mar pela Universidade de Lisboa (2011), tendo feito parte da sua formação também na Dalhousie University (Canadá) e realizado extenso trabalho de campo na África Austral. A Catarina fez o mestrado em Gestão Ambiental na Vrije Universiteit (Holanda) e a licenciatura em Biologia Marinha na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Filipa Saldanha
Filipa Saldanha
A Filipa é responsável na IGO por algumas atividades de comunicação, formação económica, contabilidade do capital natural, entre outras.Anteriormente trabalhou na COTEC Portugal como consultora financeira no Projecto Blue Growth for Portugal, sendo responsável pela análise financeira do relatório de projeto.

Trabalhou também como assistente de investigação no Harte Research Institute (Estados Unidos, Texas) onde participou num projeto de investigação sobre a valoração económica dos fluxos de águas interiores em duas regiões costeiras do Golfo do México e num projeto de investigação para estudar o potencial de crescimento económico de três regiões costeiras do Golfo do México através de uma análise shift-share.Trabalhou também como assistente de investigação no IESE Business School (Espanha, Barcelona) onde colaborou essencialmente em projetos nas áreas de Macroeconomia e Finanças. É licenciada em Economia por Texas A&M University Corpus Christi (2007) e efetuou o Mestrado de Investigação em Economia (fase curricular do Doutoramento) na NOVA School of Business and Economics (2011).

Gonçalo Calado
Gonçalo Calado
O Gonçalo é professor associado na Universidade Lusófona, onde leciona as disciplinas de Ecologia e Biologia Marinha. Colabora com vários projetos de investigação na área da biologia marinha, que vão desde a inventariação da biodiversidade às propostas de classificação de áreas marinhas protegidas off-shore.

É também instrutor de mergulho recreativo. Mantém uma coluna de opinião regular na secção de ciência da edição online do jornal Público.Anteriormente exerceu funções de assessor no gabinete do Secretário de Estado do Ambiente dos XVII e XVIII governos constitucionais, com o mar e a biodiversidade como assuntos a seu cargo. Foi membro do comité MAB – Man and Biosphere da UNESCO. É doutorado em biologia pela Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha.


Comité de Acompanhamento

 

Henrique Cabral
Henrique Cabral
Henrique Nogueira Cabral é Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e diretor do Centro de Oceanografia. Na sua atividade docente tem lecionado diversas disciplinas de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como cursos de pós-graduação em universidades portuguesas e estrangeiras.

Desenvolve as suas atividades de investigação científica no Centro de Oceanografia da FCUL, principalmente nas áreas das ciências marinhas e ambiente. É autor ou co-autor de cerca de 200 publicações científicas em revistas científicas internacionais incluídas no Science Citation Index. Henrique Cabral é licenciado em Biologia pela FCUL, Mestre em Matemática Aplicada às Ciências Biológicas (Estatística Experimental) pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e Doutor em Biologia (Ecologia e Biossistemática) também pela FCUL.

Paulo A.L.D. Nunes
Paulo A.L.D. Nunes
Paulo A.L.D. Nunes é atualmente Coordenador Científico do Comité Especialista Técnico e de Políticas do WAVES – Wealth Accounting and Valuation of Ecosystem Services e Professor Convidado na Universidade de Pádua (Itália).

Nos últimos anos tem contribuído com os seus conhecimentos técnicos para um leque variado de iniciativas internacionais, incluindo o TEEB – The Economics of Ecosystems and Biodiversity e o Ocean Health Index. Paulo Nunes é doutorado e mestre em Ciências Económicas pela Universidade Católica de Leuven, e autor ou co-autor de mais de 150 publicações científicas internacionais sobre comportamento de consumidores, alterações climáticas, valoração ambiental, biodiversidade marinha, políticas ambientais e análise custo-benefício.Perfil no ResearchGate e no Google Scholar.

Tiago Pitta e Cunha
Tiago Pitta e Cunha
Tiago Pitta e Cunha é consultor do Presidente da República para os Assuntos da Ciência, Ambiente e do Mar. Foi Membro do Gabinete do Comissário Europeu para os Assuntos Marítimos e Coordenador da nova Política Marítima Integrada da UE, e também coordenador da Comissão Estratégica dos Oceanos.

Tiago Pitta e Cunha representou a UE nas Nações Unidas na área dos assuntos marítimos durante as presidências portuguesa e francesa, em 2000, e representou também Portugal na Convenção do Direito do Mar das Nações Unidas, na Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos e no Processo Consultivo Informal das Nações Unidas sobre Oceanos e Direito do Mar. É licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa e Legis Magister em Direito Europeu e Internacional pela London School of Economics and Political Science.

Conselho Consultivo

 

Pavan Sukhdev
GIST Advisory; Corporation 2020

Waddah Saab
DG Investigação e Inovação, Comissão Europeia

Laurence Mee
(1951-2014)

Scottish Association of Marine Science

Carlos Duarte
Ocean Institute, University of Western Australia; Laboratorio Internacional de Cambio Global

Pushpam Kumar
Programa das Nações Unidas para o Ambiente


Contactos

Iniciativa Gulbenkian Oceanos
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A
1067-001 Lisboa
E-mail: oceanos@gulbenkian.pt