A História das Pandemias

As epidemias não são um fenómeno novo, existem há milhares de anos. A novidade é que, ao longo da história, o fenómeno tem vindo a tornar-se mais frequente, sobretudo devido à globalização.

Temos, por isso, de aprender a lidar com epidemias e pandemias de um modo cada vez mais seguro e eficaz, investindo e confiando na ciência, adotando comportamentos sociais de cuidado e prevenção e construindo um mundo solidário no qual ninguém pode ficar para trás.

A primeira pandemia de que há registo remonta a 3 mil anos AC. Desde então, o inimigo invisível a olho nu tem chegado cada vez mais depressa a cada vez mais zonas do planeta, transformando epidemias em pandemias. Algumas delas, devido à sua intensidade, passaram à história.

Guiados pela professora Teresa Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa), propomos um percurso por estes momentos históricos no vídeo A História das Pandemias.

Gulbenkian Ideas – «Covid-19: e depois?»

A série especial Gulbenkian Ideas «Covid-19: e depois?» apresenta um conjunto de vídeos de curta duração, onde se intercalam testemunhos de pensadores de reconhecido mérito, nacionais e estrangeiros, e de jovens entre os 15 e os 30 anos envolvidos em projetos apoiados pela Fundação, sobre aquilo que irá mudar no mundo, para melhor ou para pior, por via desta crise pandémica.

Os temas, escolhidos pelos próprios, são tão variados como o trabalho, as relações sociais, a justiça, a família, o quotidiano, a política, a religião, o ambiente, ou a arquitetura, entre outros.

Saber mais