Uma Obra em Foco. Tapete com Decoração Floral

Iniciativa «Uma Obra de Arte em Foco»

Com o intuito de destacar e dar a conhecer novas obras de arte ao público, o Museu Calouste Gulbenkian decidiu implementar uma iniciativa denominada «Uma Obra de Arte em Foco», que, tal como está implícito no título, focava uma peça ou um conjunto de peças que, por razões várias, não foram incluídas na mostra permanente inicial do Museu.
The Calouste Gulbenkian Museum launched the “A Work in Focus” initiative in order to showcase and introduce lesser-known artworks to the public. As the name suggests, the initiative focused on an artwork or a collection of works which, for whatever reason, had not been included in the museum’s original permanent display.

A iniciativa denominada «Uma Obra de Arte em Foco», como o título sugere, põe em destaque uma peça ou um conjunto de peças da Coleção que, por razões de ordem diversa, não foram incluídas na mostra permanente do Museu Calouste Gulbenkian. No âmbito desta iniciativa, em 10 de maio de 2005 é inaugurada numa galeria do Museu Calouste Gulbenkian a exposição «Uma Obra em Foco. Tapete com Decoração Floral».

Desta feita, o «foco» recaiu sobre um tapete com decoração floral da Índia mogol (muçulmana), datado de c. 1650. Executado no norte da Índia (em Caxemira ou Lahore), este tapete foi adquirido a Georges Demotte em 1922, em Paris, encontrando-se habitualmente nas reservas devido à sua extrema fragilidade.

Entre 1907 e 1939, Calouste Sarkis Gulbenkian adquiriu um conjunto de 85 tapetes orientais. Sendo impossível apresentar a totalidade das peças no Museu, por questões de conservação, o visitante podia observar na coleção permanente alguns exemplares da Pérsia (datados dos séculos XVI e XVIII), da Índia mogol (do século XVII) e de outros importantes centros de produção.

A exposição, tal como as outras mostras integradas na iniciativa, foi acompanhada por um folheto ilustrado, que contém textos explanatórios da autoria de Maria Fernanda Passos Leite, que desvenda aspetos históricos e formais sobre o tapete em foco, e sobre outros tapetes da Índia pertencentes à Coleção Calouste Gulbenkian, terminando com uma breve referência à representação de tapeçarias em manuscritos islâmicos.

Deste modo, o Museu Calouste Gulbenkian facultava ao público o contacto com tapeçarias orientais habitualmente conservadas nas reservas. Esta, em particular, mereceu «mesmo, por parte do próprio Coleccionador, cuidados muito especiais (protecção com vidro), quando integraram os ambientes da sua residência parisiense» (Uma Obra em Foco. Tapete com Decoração Floral, 2005).

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Coleção Gulbenkian

Tapete fragmentado com decoração floral e enrolamentos de videira

Desconhecido

Tapete fragmentado com decoração floral e enrolamentos de videira, Inv. T72


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