Arte Têxtil Argentina

Exposição itinerante do coletivo Buenos Aires 3, constituído por Beatriz Bongliani (1933), Silke (1943) e iutta maría de las manos (1931). Foram apresentadas tapeçarias e tecelagens contemporâneas, e realizou-se um workshop em que o público participou na criação de uma peça coletiva.
Travelling exhibition on the Buenos Aires 3 collective featuring the works of its artists Beatriz Bongliani (1933), Silke (1943) and iutta maría de las manos (1931). The show included contemporary tapestry and weaving, as well as a workshop which saw the public participate in the creation of a collective work.

No início da década de 1980, Beatriz Bongliani (1933), Silke (1943) e iutta maria de las manos (Iutta Waloschek) (1931) decidem criar o grupo Buenos Aires 3, com vista à realização de exposições no estrangeiro (Sousa, Diário de Notícias, 21 out. 1987).

A itinerante «Arte Têxtil Argentina» surge no seguimento desse projeto. Seria acolhida pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) entre outubro e dezembro de 1987, a convite da Embaixada da República da Argentina em Portugal.

Data de 26 de maio de 1987 um primeiro ofício da FCG em que José de Azeredo Perdigão (presidente da FCG) dá nota a José Sommer Ribeiro (diretor do Serviço de Exposições e Museografia e do Centro de Arte Moderna da FCG) da possibilidade de apresentação da mostra na Gulbenkian. Indica que a proposta lhe fora endereçada diretamente pelo embaixador da Argentina em Portugal, que, na mesma correspondência, lhe enviara o livro Arte Textil Argentino Hoy, juntamente com o catálogo e o cartaz da exposição. Adianta que já tinha sido «apresentada em Munique e está, neste momento, patente em Linz, seguindo depois para Viena», e pede a José Sommer Ribeiro uma possível calendarização, tendo em conta a programação da Fundação (Carta de José Azeredo Perdigão para Sommer Ribeiro, 26 mai. 1987, Arquivos Gulbenkian, SEM 00374).

Em resposta aos incentivos do presidente, Sommer Ribeiro sugere montar a mostra na Zona de Congressos da Sede da FCG, onde inauguraria a 22 de outubro de 1987 (Carta de José Sommer Ribeiro para José de Azeredo Perdigão, 31 mai. 1987, Arquivos Gulbenkian, SEM 00374).

As fotografias disponíveis nos Arquivos Gulbenkian revelam que a instalação na Zona de Congressos resultou numa atmosfera bastante impactante, com as cores, as texturas e os volumes do têxtil a ressaltarem na luminosidade mais fechada da Sede da FCG.

Da Embaixada da República da Argentina em Viena seriam remetidas 38 peças à Embaixada da República da Argentina em Lisboa: 11 da autoria de Bongliani, 11 de Silke e 16 de iutta maria de las manos (Carta de Andrés Pesci Bourel para Juan Carlos Vásquez, out. 1987, Arquivos Gulbenkian, SEM 00374). Todavia, a maqueta do catálogo a publicar pela FCG totaliza 42 obras (Arquivos Gulbenkian, SEM 00374).

Essa edição portuguesa do catálogo seria, em parte, baseada na publicação lançada por altura da apresentação da mostra em Leverkusen, da qual também consta um exemplar nos Arquivos Gulbenkian. Consultando-o, percebe-se que, nessa cidade alemã, a exposição esteve patente no entretanto demolido arranha-céus da Bayer, empresa que também aparece como apoio cultural na maqueta do catálogo da FCG. A edição da Gulbenkian seria, porém, mais extensa contemplando, para lá das biografias, currículos e textos das artistas sobre a sua obra, uma secção dedicada à história das artes têxteis. Esse apontamento punha a tónica na ancestralidade cultural dos tecidos, da sua manufatura, dos seus usos e simbologias. Esses vetores antropológicos saem muitas vezes salientados nas expressões artísticas contemporâneas no campo do têxtil – uma sensibilidade que se verifica nos trabalhos que integravam «Arte Têxtil Argentina».

No âmbito da exposição, foi ainda programada uma atividade paralela que obteve bastante destaque. Num ofício de 17 de julho de 1987, Juan Carlos Vásquez (adido cultural da Embaixada da Argentina em Portugal) transmite a Sommer Ribeiro uma «proposta do Grupo dos 3 Artistas Argentinos de Tapeçaria Contemporânea [com vista a] fazer, no período em que a Exposição estará patente ao público, dois "Workshops" ou Trabalhos Colectivos, titulados "Mãos pela Paz", um com crianças e o outro com adultos, orientados por Iutta Waloschek» (Carta de Juan Carlos Vásquez para José Sommer Ribeiro, 17 jul. 1987, Arquivos Gulbenkian, SEM 00374). A atividade decorreria nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 1989, o primeiro fim-de-semana após a inauguração. Teve como objetivo a criação de tapeçarias coletivas a partir das silhuetas das mãos dos visitantes, que seriam delineadas, recortadas e tecidas numa única peça monumental. Seria mais uma das diversas experiências de iutta maria de las manos em trabalhos coletivos com a participação do público.

Aquando desta sua vinda a Portugal, a autora deslocou-se à redação do Diário de Notícias, onde seria entrevistada por Antónia de Sousa. Ao jornal, iutta maria de las manos pôde informar sobre a origem do projeto Buenos Aires 3 e explanar alguns contornos da sua postura pessoal perante a criação artística. A notícia seria publicada no dia anterior à inauguração da exposição da Gulbenkian, promovendo a mostra e a atividade coletiva que a artista tinha em preparação (Sousa, Diário de Notícias, 21 out. 1987).

Numa nota interna da FCG, assinada por José Sommer Ribeiro, pode ler-se que «dado o interesse desta Exposição, fez-se um videograma sobre tapeçaria». A autoria coube ao «realizador de vídeo […] Luís Armando Peste de Bandeira Vaz» (Apontamento do Serviço de Exposições e Museografia, 26 out. 1987, Arquivos Gulbenkian, SEM 00374). Ainda não foi possível localizar o vídeo em causa. Não obstante, a notícia da sua encomenda, poucos dias após a inauguração, faz supor que a exposição e o evento associado caminharam para uma bem-sucedida receção pública e institucional.

Daniel Peres, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Oficina / Workshop

Uma Mão pela Paz

23 out 1987 – 25 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Zona de Congressos
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00374

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém maquete do catálogo, do qual não foram encontrados exemplares publicados. 1987 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0286-D00928

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0286-D00929

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1987


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