Júlio Resende

Exposição individual antológica da obra de Júlio Resende (1917-2011). Organizada pelo Centro de Arte Moderna, debruçou-se exclusivamente sobre a pintura, cobrindo extensivamente o arco cronológico da produção do autor nos últimos quarenta anos, nas suas múltiplas fases e facetas.
Retrospective exhibition dedicated to the paintings of Júlio Resende (1917-2011). Organised by the Modern Art Centre, the show consisted of an extensive chronological display of the last four decades of Resende’s career, which explored the artist’s many phases and the multifaceted nature of his art.

A antológica de Júlio Resende (1917-2011) na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) expôs obras criadas entre 1946 e 1989, ano em que seria inaugurada esta mostra, a 4 de abril, na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG (piso 0). Debruçada exclusivamente sobre a pintura, cobria extensivamente o arco cronológico da produção do autor até à data, nas suas múltiplas fases e facetas. No ecletismo desse corpo de trabalho, é constante a tónica expressionista, bem como a presença da figura humana, ora totalmente denunciada, ora camuflada nas manchas mais informes e fluidas, que ameaçam a abstração mas que só muito raramente lhe cedem o lugar. Sente-se, por vezes, na pintura de Resende, que, quanto mais camaleónica e residual é a figuração, mais forte e impactante ela se torna. Esse paradoxo ressalta especialmente em peças das décadas de 60 e 70, que parecem amadurecer uma experiência muito própria do tachismo e dos ecos do expressionismo abstrato, e que encontram na obra de Júlio Pomar (1926-2018) do mesmo período uma evidente plataforma de diálogo.

A exposição terá surgido por convite direto de José Sommer Ribeiro, diretor do Serviço de Exposições e Museografia (SEM) e do Centro de Arte Moderna (CAM) da FCG (Ofício de José Sommer Ribeiro para Júlio Resende, 26 jun. 1988, Arquivos Gulbenkian, SEM 00422). O CAM organizaria a exposição, contactando dezenas de colecionadores e proprietários, particulares e institucionais, que possibilitaram a reunião de 119 obras do artista portuense.

A colaboração com a Galeria Nasoni, no Porto, foi determinante para a produção da mostra. Várias peças pertencentes a colecionadores do norte do país já lá se encontravam em depósito. Outras lá chegariam para partirem para Lisboa junto com as fotografias documentais que seriam reproduzidas no catálogo (Arquivos Gulbenkian, CAM 00171). Esse espaço portuense teria ainda patente uma mostra de Resende em simultâneo com a da Gulbenkian, distribuindo-se assim pelas duas cidades a atenção dada à obra do pintor («Exposições. Júlio Resende», O Jornal, 28 abr. 1989).

O pintor e designer Armando Alves, então professor da Escola de Belas-Artes do Porto (ESBAP), seria contactado por Sommer Ribeiro para assumir a curadoria. Lembre-se que Alves fez parte do grupo Quatro Vintes (Ângelo de Sousa, Armando Alves, Jorge Pinheiro e José Rodrigues), criado em 1968, que devia o seu nome a uma paródia que cruzava a marca de tabaco Três Vintes com o facto de estes quatro artistas terem concluído a ESBAP com a nota máxima. É na ESBAP que Alves conhece Resende, que foi seu professor e de quem se tornaria colega na docência a partir de 1962. Resende chegaria mesmo a assumir a direção da ESBAP entre 1975 e 1976. Só abandonaria o ensino em 1987, atividade que exerceu junto de várias organizações, e em que se terá revelado um «apaixonado pedagogo», segundo palavras de Alves no catálogo desta exposição (Júlio Resende, 1989, p. 11).

O catálogo da FCG contou com textos de Mário Cláudio e Rui Mário Gonçalves, coligindo ainda uma «Antologia Breve» de trechos sobre a obra do pintor. Entre os autores, encontram-se José-Augusto França, Fernando Pernes, Mário Dionísio ou Eugénio de Andrade, além de vários outros. Alguns desses fragmentos são selecionados da imprensa estrangeira, nomeadamente do jornal belga De Standaard e do espanhol Hoja del Lunes, dando expressão, ainda que curta, aos contornos internacionais de um percurso que já tinha passado por França, Países Baixos, Brasil, Estados Unidos da América e Escandinávia.

Fora de Portugal, a obra de Resende está atualmente representada nas coleções da sede da Unesco em Paris, da Biblioteca Real Alberto I (Bruxelas), do Gabinete de Estampas de Antuérpia, do Ateneum Art Museum (Helsínquia, Finlândia), do Kunstforening Museum (Aalesund, Noruega) e do Museu de Arte Moderna de São Paulo – cidade onde obteria o 1.º Prémio de Artes Gráficas na X Bienal Internacional de São Paulo, em 1985.

Em Portugal, encontramos Resende em alguns dos principais acervos de arte moderna e contemporânea, como as coleções dos museus nacionais de Soares dos Reis (Porto) e de Arte Contemporânea (Lisboa), a de Serralves (Porto) e a do Centro de Arte Moderna da FCG (Lisboa).

Como com tantos outros artistas da sua geração, a relação de Resende com a Gulbenkian remonta à «I Exposição de Artes Plásticas» da FCG (1957-1958), onde recebeu o 2.º Prémio na categoria de Pintura. Nas décadas seguintes, a Fundação adquiriria espaçadamente diversas obras do autor, em especial aquando da abertura do CAM, em 1983, cuja coleção lista atualmente um total de 75 peças do autor, não apenas em pintura a óleo, mas também em desenho, gravura e aguarela – meios em que muito se notabilizou. Nesta antológica de 1989, foram expostos 11 óleos desse acervo.

Em 1993, o artista instituiria a Fundação Júlio Resende – Lugar do Desenho, que desde a sua inauguração, em 1997, tem promovido, a partir de Gondomar, diversas iniciativas de índole cultural e educativa.

Daniel Peres, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Cabeças de homens

Júlio Resende (1917-2011)

Cabeças de homens, 1946 / Inv. 83P922

Figuras à mesa

Júlio Resende (1917-2011)

Figuras à mesa, 1956 / Inv. 71P919

Homem a cavalo

Júlio Resende (1917-2011)

Homem a cavalo, c.1950 / Inv. 83P929

Homens dos pássaros

Júlio Resende (1917-2011)

Homens dos pássaros, 1983 / Inv. 83P583

Pescadores

Júlio Resende (1917-2011)

Pescadores, 1957 / Inv. 83P442

Pintura

Júlio Resende (1917-2011)

Pintura, 1961 / Inv. 62P258

Pintura

Júlio Resende (1917-2011)

Pintura, 1964 / Inv. 71P921

Pintura Nº 2

Júlio Resende (1917-2011)

Pintura Nº 2, 1959 / Inv. 83P931

Retrato (Irene)

Júlio Resende (1917-2011)

Retrato (Irene), 1947 / Inv. 83P917

s/título

Júlio Resende (1917-2011)

s/título, 1948 / Inv. 83P923

Vendedeiras

Júlio Resende (1917-2011)

Vendedeiras, 1974 / Inv. 83P443


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00171

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém as fichas de empréstimo de todos os proprietários que cederam obras para a exposição. 1988 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00422

Pasta contendo orçamentos, pagamentos e epistolografia referente à retrospetiva do pintor Júlio Resende na FCG em 1989. 1988 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02213

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02213

Coleção fotográfica, p.b., cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1989


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.