Bonecas do Japão

Exposição organizada pela Fundação Japão, com o apoio da Embaixada do Japão em Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian. A mostra deu a conhecer a diversidade de formas, técnicas, funções e significados das bonecas japonesas, feitas a partir de madeira e cerâmica, e como estas foram conjugando tradição e inovação.
Exhibition arranged by the Japan Foundation with support from the Embassy of Japan in Portugal and the Calouste Gulbenkian Foundation. The display of Japanese wood and ceramic dolls showcased the different forms, techniques, functions, and meanings attached to these dolls, as well as the tradition and innovation behind them.

Exposição organizada pela Fundação Japão, com o apoio da Embaixada do Japão em Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian. Ao longo de dezanove dias, a Zona de Congressos da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian foi ocupada por um conjunto significativo de figuras em madeira e cerâmica que retratavam inúmeros aspetos da cultura japonesa. Com uma longa tradição, a arte popular das bonecas japonesas, cujas origens remontam ao período Jomon (c. 3000 a.C.), mantinha-se fortemente presente no Japão do século XX, onde a profusão de bonecas gerava exposições-concurso.

Como explica Tetsuró Kitamura, no seu texto para o catálogo, foi a partir do período Edo que os artesãos começaram a desenvolver diferentes formas e a experimentar diversos materiais (madeira, papel, tecido, argila), criando técnicas novas. Enquanto na execução de modelos tradicionais eram seguidos preceitos rígidos, com vista a alcançar uma qualidade técnica superior; noutros casos, a liberdade criativa em termos formais era permitida, como nas «Bonecas Criativas Kokeshi», que haviam surgido após a Segunda Guerra Mundial.

Dispostas em vitrinas, as bonecas foram agrupadas segundo as técnicas de construção, as tipologias (Kokeshi, Gosho, Kimekomi, Oyama, Ichimatsu, Jidai Fuzoku), as características formais regionais (Quioto, Hakata) e as festividades do calendário japonês – festivais Hinamatsuri (dia das meninas) e Kodomo no Hi (festival das crianças ou dos rapazes) – ou os espetáculos (Noh, Kabuki) a que estavam associadas.

Assim, através destas bonecas, encaradas como formas de oração, personificação de espíritos, proteção, elevação de tradições antigas, adorno ou elementos de distração da mente, o visitante tomava conhecimento de uma série de costumes, rituais e práticas que se mantinham no Japão do século XX.

A sobriedade da museografia contribuiu para realçar os aspetos formais e cromáticos destes objetos tão particulares. A ausência de legendas e textos explicativos no espaço de exposição foi compensada pelo catálogo, que oferece descrições pormenorizadas das diversas bonecas expostas.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Roberto Gulbenkian (à esq.)
Roberto Gulbenkian (à dir.)
Roberto Gulbenkian (segundo, à esq.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00417

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Correspondência, orçamentos para catálogo, cartaz e convites, esquemas de plintos, convite, recortes de imprensa. 1988 – 1990

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02251

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0242-D00760

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0242-D00755

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0242-D00756

Coleção provagrafica: aspetos (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0242-D00757

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1989


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