XIX Bienal de São Paulo. Representação Portuguesa

Bienal Internacional de São Paulo

A representação portuguesa na 19.ª Bienal Internacional de São Paulo tinha como objetivo reunir, em torno do tema «Utopia versus Realidade», as últimas tendências da arte contemporânea, pondo-as em confronto com correntes artísticas históricas. As obras dos cinco artistas representados foram integradas em manifestações artísticas provenientes de diferentes países.
Display representing Portugal at the 19th São Paulo Biennial, bringing together the latest trends in contemporary art on the theme of Utopia versus Reality, in contrast with historical art movements. The works of the five artists represented at the Biennial were displayed among the works of artists from several different countries.

A 19.ª edição da Bienal Internacional de São Paulo tinha como objetivo reunir, em torno do tema «Utopia versus Realidade», as últimas tendências da arte contemporânea, pondo-as em confronto com correntes artísticas históricas.

José Sommer Ribeiro, diretor do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), nomeado pelo Ministério da Cultura como comissário da Representação Portuguesa, escolheu três pintores e dois escultores de gerações distintas, que, na sua opinião, revelavam «uma forte personalidade artística» e refletiam a «fase de grande renovação e revelação» que as artes plásticas portuguesas então atravessavam (Representação Portuguesa à 19.ª Bienal Internacional de São Paulo, 1987).

As obras destes cinco artistas foram integradas no segundo andar, juntamente com manifestações artísticas provenientes de diferentes países, que, nas palavras da curadora-geral Sheila Leirner, «de uma maneira ou de outra, exploram o descontínuo, o heterogêneo, o deslocamento de significados, de diluição de fronteiras entre categorias – e intervêm no espaço multidimensional da Cultura e das culturas. É o caso dos trabalhos ligados ao espaço arquitetônico, cenográfico, social, étnico, ritualístico e mesmo antropológico» (19.ª Bienal Internacional de São Paulo. Catálogo Geral, 1987, p. 19). 

As pinturas de Joaquim Bravo (1935-1990) e Teresa Magalhães (1944) foram postas em diálogo com as obras de César Domela (1900-1992) e David Alfaro Siqueiros (1896-1974). Noutra zona, encontravam-se as pinturas de Pedro Calapez (1953), acompanhadas pelas de Clorindo Testa (1923-2013) e Brigitte Kowanz (1957). As obras escultóricas de Rui Sanches (1954) e José Pedro Croft (1957) foram apresentadas individualmente, ocupando duas salas retangulares separadas por uma outra, na qual estavam agrupadas as instalações em madeira e ferro de Kari Cavén (1954).

O catálogo contou com a participação de cinco críticos de arte (António Rodrigues, Sílvia Chicó, João Pinharanda, Maria Filomena Molder e Manuel Castro Caldas), que, a convite de José Sommer Ribeiro, refletem sobre a obra dos artistas selecionados. 

Após a Bienal, as obras de Sanches e Croft permaneceram por mais algum tempo no Brasil, sendo expostas no Rio de Janeiro, no Paço Imperial. 

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

S/ Título

José Pedro Croft (1957-)

S/ Título, 1986 / Inv. 86E846

Natal

Rui Sanches (1954-)

Natal, 1986 / Inv. 87E475

Natal

Rui Sanches (1954-)

Natal, 1986 / Inv. 87E475

Natal

Rui Sanches (1954-)

Natal, 1986 / Inv. 87E475


Eventos Paralelos

Exposição paralela

Exposição de Rui Sanches e José Pedro Croft

4 fev 1988 – 28 fev 1988
Paço Imperial do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, Brasil

Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00141

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, textos e fotografias para o catálogo e orçamentos. 1986 – 1990


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.