D. A. de Sequeira, 1821

Exposição de retratos de deputados realizados por Domingos António Sequeira (1768-1837), aberta ao público no Centre Culturel Portugais, em Paris, em colaboração com o Musée du Louvre. A mostra não pretendia ser uma retrospetiva da importante obra do pintor português do século XVIII, mas apenas divulgá-la junto do público francês.
Exhibition featuring portraits of parliamentarians by Domingos António Sequeira (1768-1837). The show, arranged in collaboration with the Musée du Louvre and held at the Centre Culturel Portugais in Paris, had not been designed as a retrospective exhibition of the distinguished eighteenth-century Portuguese painter, but was rather a way of raising awareness of Sequeira's work among the French public.

Esta exposição de uma série de retratos dos deputados do Liberalismo oitocentista, da autoria do pintor português Domingos António de Sequeira (1768-1837), um dos pintores mais importantes do panorama português na passagem do século XVIII para o século XIX, iniciou um novo programa de exposições no Centre Culturel Portugais (CCP), sobre a cultura artística e a arte portuguesa do passado e do presente.

O programa contemplava igualmente a realização de exposições noutros espaços parisienses, em colaboração com museus e outras instituições francesas, promovendo o trabalho de especialistas portugueses e franceses.

Devido às limitações de espaço do CCP, e segundo José-Augusto França, na introdução do catálogo, a exposição não tinha o objetivo de mostrar a obra completa de Sequeira, mas, ainda assim, procurava chamar a atenção para a pintura portuguesa desta época, praticamente desconhecida em França.

As obras expostas no CCP vinham, na sua maioria, das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e constituíam um importante estudo do retrato psicológico de uma burguesia comprometida com o nacionalismo do primeiro quartel do século XIX, pormenorizadamente desenvolvido nos textos de Alexandre Herculano, reproduzidos no catálogo da exposição. O colecionador particular J. G. de Amaral Cabral emprestou igualmente um importante retrato, de execução anterior aos retratos de deputados de 1821.

A exposição contou ainda com a colaboração do Musée du Louvre, nomeadamente pelo estudo que o seu conservador, Michel Laclotte, elaborou de um quadro de Sequeira – Alegoria da Fundação da Casa Pia de Belém (1798-1794) – nunca exposto e que pertencia às coleções do museu francês. Jeannine Baticle, conservadora do mesmo museu, contribuiu para o catálogo da exposição com um texto dedicado à obra de Domingos Sequeira, complementado por um texto biográfico do pintor, assinado por José-Augusto França.

O único artigo relativo à exposição que se conseguiu identificar, «D. A. Sequeira. Portraits des Deputés aux Cortes de 1821» (Baticle, Colóquio/Artes, dez. 1983, pp. 75-76), replica o ensaio de Jeannine Baticle para o catálogo da exposição, intitulado «Sequeira ou la meilleure des Libertés».

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Fotografias em álbum da inauguração da exposição

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04823

Álbum com 41 provas fotográficas, p.b.: inauguração (FCG-CFCG-CCP, Paris) 1983


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