Gravura Polaca Contemporânea

Exposição itinerante dedicada às artes gráficas polacas contemporâneas, comissariada pela artista Halina Chrostowska (1929-1990) e organizada pelo Ministério da Cultura e Arte da República Popular da Polónia. A mostra contou com um total de 212 gravuras, mediante técnicas muito variadas, realizadas por 36 artistas polacos entre 1956 e 1980.
Travelling exhibition dedicated to contemporary Polish graphic art curated by artist Halina Chrostowska (1929-1990) and organised by the Ministry of Arts and Culture of the Polish People's Republic. The show consisted of 212 prints produced using a variety of techniques by 36 Polish artists between 1956 and 1980.

Exposição itinerante, de cariz diplomático, dedicada às artes gráficas polacas contemporâneas, cuja realização em Lisboa foi proposta à Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) pela Embaixada da República Popular da Polónia em Portugal.

O projeto expositivo, comissariado pela artista Halina Chrostowska, esteve a cargo do Ministério da Cultura e Arte da República Popular da Polónia, com o apoio do Bureau Central de Exposições Artísticas de Varsóvia.

As relações culturais entre a Polónia e Portugal haviam sido particularmente intensas na segunda metade da década de 1970, em resultado do acordo de cooperação cultural entre os dois países. Nesse sentido, foi decisivo o apoio prestado pela FCG, através da realização de algumas importantes exposições panorâmicas de arte polaca, tais como «Pintura Polaca Contemporânea», realizada em 1977, «Arte Popular Polaca», apresentada nesse mesmo ano, ou ainda «Escultura Polaca Contemporânea», realizada mais tarde, em 1979.

O empenho da FCG na divulgação da arte polaca em Portugal seria assinalado por Stanislaw Stopczyk, professor assistente do Muzeum Narodowe w Warszawie (Museu Nacional de Varsóvia), no texto introdutório do catálogo da exposição: «Graças à Fundação Calouste Gulbenkian, o público português já teve a possibilidade de conhecer os exemplos mais representativos da pintura polaca e da nossa escultura. Agora chegou a vez da arte gráfica.» (Gravura Polaca Contemporânea, 1981)

O diretor do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, José Sommer Ribeiro, referir-se-ia igualmente à importância da divulgação desta iniciativa: «Queremos divulgar iniciativas válidas como é o caso desta exposição, que, como se sabe, é das mais importantes e significativas e está inserida nas tradições da pintura daquele país, que em tempos já mostrámos na Gulbenkian.» (Dorminsky; Ribeiro [entrevista], Notícias da Tarde, 28 nov. 1981)

A mostra, que teve lugar no piso 0 da Galeria de Exposições Temporárias da FCG, contou com um total de 212 gravuras, realizadas por 36 artistas polacos entre os anos de 1956 e 1980, tendo cada representação individual integrado, em média, seis originais. Entre estes artistas, dois deles, Janusz Przybylski (1937-1998) e Jacek Gaj (1938), encontram-se representados na secção de gravura da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian.

Além da diversidade oferecida pela estética pessoal de cada artista, estas gravuras revelavam a utilização de técnicas muito variadas, incluindo heliogravura, água-forte, água-tinta, mezzotinta, ponta-seca, linogravura, metalogravura, xilogravura, anagliptografia, litografia, gessogravura, auto-offset, serigrafia, entre outras.

O catálogo da exposição, além de conter uma breve biografia dos artistas e uma contextualização histórica da prática da gravura na Polónia, realça tendências e movimentos artísticos inspiradores: «O campo das pesquisas formais é definido […] pelas concepções intelectuais derivadas do construtivismo que já foi muito popular na Polónia e, por outro lado, pelas deformações expressivas de qualquer tipo até a neofiguração na sua versão eslava do post-romantismo. Tão larga dicotomia na mentalidade dos polacos, consiste da sua filiação histórica de duas culturas, a do Oriente e a do Ocidente.» (Ibid.)

Na sua crítica à exposição, o pintor Fernando de Azevedo salientaria a importância desta exposição e refletiria sobre o florescimento da gravura moderna na Polónia no decorrer dos anos do pós-guerra, considerando que ela conquistara destaque nacional e internacional graças à singularidade das propostas dos seus artistas e da originalidade das soluções técnicas por estes encontradas (Azevedo, Colóquio/Artes, n. 48, mar. 1981, p. 71).

Após a apresentação em Lisboa, a exposição seguiu, numa versão reduzida, até ao Porto, onde foi exibida na Casa de Ramalde, organizada pela Embaixada Polaca, em colaboração com a FCG e a Delegação Regional do Norte da Secretaria de Estado da Cultura.

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

"Zebasva" ou "Zobasva"

Jacek Gaj (1938-)

"Zebasva" ou "Zobasva", 1970 / Inv. GE556

Drabiny

Jacek Gaj (1938-)

Drabiny, 1967 / Inv. GE554

Kusrente (Tentação III)

Jacek Gaj (1938-)

Kusrente (Tentação III), 1976 / Inv. GE559

Kusrente (Tentação para B)

Jacek Gaj (1938-)

Kusrente (Tentação para B), 1970 / Inv. GE557

Kusrente 2 A (Tentação com A)

Jacek Gaj (1938-)

Kusrente 2 A (Tentação com A), 1972 / Inv. GE558

Odyseusz Dla B (Odisseia para B)

Jacek Gaj (1938-)

Odyseusz Dla B (Odisseia para B), 1969 / Inv. GE555

Erotyk 2

Janusz Przybylski

Erotyk 2, 1980 / Inv. GE230

Galeria B

Janusz Przybylski

Galeria B, 1980 / Inv. GE231

Galeria C

Janusz Przybylski

Galeria C, 1980 / Inv. GE229


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00205

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida e ofícios internos. 1980 – 1983

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0092-D00311

14 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0092-D00310

2 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1981


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