Arte Jugoslava Contemporânea

Apresentando diversas obras de arte jugoslava contemporânea, a exposição itinerante reuniu pintura, escultura, gravura e tapeçaria. Comissariada pelo conservador-chefe do Moderna Galerija, em Liubliana, Zoran Kržišnik, a mostra juntou um total 110 peças da autoria de 21 artistas.
Travelling exhibition on Yugoslavian contemporary art comprising a diverse selection of 110 paintings, sculptures, prints and tapestries by 21 artists. It was curated by head conservator of the Moderna galerija, in Ljubljana, Zoran Kržišnik (1920-2008).

Numa iniciativa conjunta da Embaixada da Jugoslávia em Lisboa e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), inaugurou-se em fevereiro de 1979 uma importante exposição de arte jugoslava contemporânea, comissariada pelo conservador-chefe da Moderna Galerija, em Liubliana, Zoran Kržišnik, e reunindo um total de 110 obras de arte, classificadas entre pintura, escultura, gravura e tapeçaria, da autoria de 21 artistas.

A Fundação Calouste Gulbenkian não perdeu a oportunidade de patentear um importante e representativo conjunto de obras de artistas jugoslavos, contribuindo assim para o melhor conhecimento em Portugal da arte jugoslava.

A exposição foi igualmente apresentada nas cidades do Porto e de Évora, dando continuidade ao movimento de descentralização cultural e artística em que a Fundação Calouste Gulbenkian se vinha empenhando.

De entre as exposições apresentadas pela FCG após o 25 de abril de 1974, integradas no objetivo específico de trazer a Portugal manifestações culturais provenientes de países que até então, por razões políticas e ideológicas, não tinham sido institucionalmente apoiadas, esta exposição de «Arte Jugoslava Contemporânea», segundo o crítico e pintor Fernando de Azevedo, revestia-se de particular interesse: «[…] distinguia-se de outras, já entretanto vistas, vindas do horizonte socialista, por uma qualidade intrínseca, distanciando-se dos simplismos de exaltação ideológica acentuados em muitas daquelas e mostrando haver uma compatibilidade conseguida entre a independência do acto criativo e as estruturas oficias de protecção, ou incitamento cultural, na Jugoslávia, ao exercerem uma acção aberta e exemplar.» (Colóquio/Artes, n.º 40, mar. 1979)

Joana Brito, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (atrás, à esq.), Zoran Krzisnik (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão e José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Roberto Gulbenkian (à dir.)
Zoran Krzisnik (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão e José de Azeredo Perdigão (ao centro)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00144

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência variada, convite, lista de obras e recortes de imprensa. 1978 – 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02050

5 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0036-D00123

22 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0036-D00127

2 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0036-D00129

11 provas, p.b.: aspetos (Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto) 1979


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