Alberto Burri

Esta exposição surge de um convite dirigido pela Fundação Calouste Gulbenkian ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, que, através do Istituto Italiano di Cultura em Portugal, se disponibilizou a trazer a Portugal a obra de Alberto Burri (1915-1995), com a organização da Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea de Roma.
Exhibition organised by the Galleria Nazionale d'Arte Moderna e Contemporanea of Rome. Resulting from an invitation extended by the Calouste Gulbenkian Foundation, the Italian Ministry of Foreign Affairs, with the assistance of the Italian Cultural Institute in Portugal, arranged for the work of Alberto Burri (1915-1995) to be brought to Portugal for exhibiting.

Exposição monográfica promovida no quadro do intercâmbio cultural luso-italiano e dedicada à obra do artista italiano Alberto Burri (1915-1995). A realização do evento foi possível graças a um convite dirigido pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, que, através do Istituto Italiano di Cultura em Portugal, prontamente se disponibilizou a trazer a Portugal esta exposição, organizada pela Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea e comissariada por Bruno Mantura.

Realizada na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG, a exposição procurou destacar a obra desta figura fundamental do Informalismo em Itália e da arte internacional do pós-guerra, que se destacou pela violência dos materiais e pela originalidade na utilização da matéria na sua pintura, à qual o pintor e crítico de arte Eurico Gonçalves se referiria em termos de «beleza convulsiva da matéria» (Gonçalves, Diário Popular, 3 mar. 1977).

Para o crítico, as 34 obras produzidas entre 1949 e 1976 evidenciavam as «pesquisas pessoais sobre a expressividade da matéria e dos materiais». Estas cerca de duas décadas de atividade refletiam a coerência e a evolução do trabalho de Alberto Burri, quer na incorporação de materiais pobres, como a areia, o alcatrão, o esmalte, a madeira, o plástico ou o ferro, quer pela viagem desde a pintura polimatérica ao shaped canvas, que, nas palavras do crítico e curador Bruno Mantura, denunciavam uma «tradição antigraciosa» (Alberto Burri, 1977).

Eurico Gonçalves afirmaria ainda em relação à obra de Alberto Burri: «Trata-se, efectivamente, de uma arte incómoda, que assume as consequências da ruptura, do inconformismo, da transgressão e da revolta. Trata-se de um expressionismo atormentado, feito de fendas e buracos, luzes e sombras.» (Gonçalves, Diário Popular, 3 mar. 1977)

Ainda no âmbito da exposição, o comissário Bruno Mantura proferiria uma conferência de imprensa sobre a vida e obra deste importante artista, ainda pouco conhecido em Portugal embora a própria FCG já tivesse exposto obras suas em 1966, na exposição «Arte Contemporânea Italiana».

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

[Em revisão]

[Alberto Burri]

10 fev 1977
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Galeria Principal / Galeria Exposições Temporárias (piso 0)
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (à esq.) e Bruno Mantura (à dir.)
Bruno Mantura (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
Bruno Mantura (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (à esq.) e Bruno Mantura (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00097

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, documentação recebida e expedida e recortes de imprensa. 1976 – 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00104

7 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01986

6 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0414-D01210

13 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1977


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