Amadeo de Souza-Cardoso

Exposição incluída nas comemorações da Feira de Arte ARCO – Madrid, na qual em 1998 Portugal foi o país convidado. Sob o tema «Miradas Atlânticas», a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou a obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), numa iniciativa conjunta com a Fundación Juan March.
Exhibition included in the Art Fair ARCO’98 – Madrid on the theme of “Miradas Atlânticas”, where Portugal was the invited country. The Calouste Gulbenkian Foundation presented the work of painter Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) in a joint initiative with the Fundación Juan March.

Numa carta em que se pode ler a proposta da exposição – no contexto da ARCO'98, em Madrid –, Pedro Tamen, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), informa José Luis Yuste, diretor da Fundación Juan March, de que «para além de se prever uma forte representação de galerias portuguesas, a todos nos parece útil complementar esta iniciativa com outras de diferente natureza, por forma a reforçar nessa ocasião a nossa presença cultural em Madrid» (Carta de Pedro Tamen para José Luis Yuste, 11 jul. 1996, Arquivos Gulbenkian, CAM 00407). Em resposta, José Luis Yuste confirma que uma exposição de arte portuguesa contemporânea «sería el complemento ideal a las que en los locales de ARCO puedan ofrecerse» (Carta de José Luis Yuste para Pedro Tamen, 25 jul. 1996, Arquivos Gulbenkian, CAM 00407).

Realizou-se assim uma exposição com a obra do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), incluída nas comemorações da Feira Internacional de Arte de Madrid, ARCO'98, edição na qual Portugal foi o país convidado.

A programação do Instituto de Arte Contemporânea, organismo tutelado pelo Ministério da Cultura, para esta representação portuguesa desenvolveu-se em torno do tema designado «Miradas Atlânticas» e «contou com um programa de divulgação e publicidade que procurava dar maior visibilidade e impacto à presença portuguesa na capital espanhola» (Carta de Fernando Calhau para Jorge Molder, 8 set. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00407).

Apesar de integrar o programa das comemorações da ARCO'98 e de decorrer no período de vigência da feira de arte, a exposição «Amadeo de Souza-Cardoso» realizou-se num espaço autónomo, a Fundación Juan March, em Madrid. Para a realização desta exposição, acordou-se que a FCG ficaria responsável pelo transporte, embalagem e seguro das obras, ao passo que a fundação espanhola ficaria responsável pelas edições, catálogo, póster, folheto e guia didática, instalações, vigilância, visitas guiadas, serviço de imprensa e difusão e mantenimientos.

A exposição «Amadeo de Souza-Cardoso» reuniu 54 obras – 40 pinturas, dez aguarelas e quatro desenhos –, apresentando a relação do artista com os seus colegas da vanguarda parisiense. «Por primera vez en España puede contemplarse una retrospectiva de este artista», lia-se na imprensa (Disponível em: https://www.march.es/arte/exposiciones/exposicion.aspx?l=2&clave_expo=28). Segundo dados disponibilizados pela Fundación Juan March, a exposição recebeu 22 524 visitantes.

Para a produção da mostra, Jorge Molder, depois de reunir com a comissão que preparou o catálogo raisonné de Amadeo de Souza-Cardoso e com o professor António Cardoso, escreve a José Capa Eiriz, diretor responsável pelas exposições da Fundación Juan March, sugerindo algumas alterações ao plano inicial da exposição. Desse modo, propõe retirar obras como Pintura (Paris Café) (c. 1908), Casa Rústica (c. 1914) (Inv. 88P157), Pintura (Cavaquinho) (c. 1914-15), Vida dos Instrumentos (c. 1915), Pintura (Cavaquinho) (c. 1915), El Muro de la Ventana (c. 1916) – considerando «que outras já incluídas configuram uma representação suficiente» – e incluir Cosinha da Casa de Manhufe (1913) (Inv. 86P36), Pintura (1914), Ponte (c. 1914), Pintura (Entrada) (c. 1917) (Inv. 77P9), Pintura (Brut 300 TSF) (c. 1917) (Inv. 77P20), Pintura (Máquina Registadora) (c. 1917) (Inv. 68P10) e Pintura (Coty) (c. 1917) (Inv. 68P11) (Carta de Jorge Molder para José Capa Eiriz, 19 jun. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00416).

Perante a hesitação de José Capa Eiriz em incluir na exposição as obras atrás sugeridas, Jorge Molder reforça esta mesma ideia numa outra carta enviada cerca de um mês depois, na qual explica a importância de expor em Madrid um núcleo de obras que fosse considerado o «mais significativo» do trabalho do artista e do qual fariam parte Pintura (Máquina Registadora), Pintura (Coty) e Pintura (Brut 300 TSF) (Carta de Jorge Molder para José Capa Eiriz, 14 jul. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00416).

Em setembro de 1997, o diretor do Centro de Arte Moderna (CAM) solicitou o empréstimo da obra The Leap of the Rabbit (1911), pertencente ao The Art Institute of Chicago, para figurar na exposição em Madrid, algo que não se veio a concretizar devido à pouca antecedência do pedido (Carta de Jeremy Strick para Jorge Molder, 2 set. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00416). No decorrer do processo, o projeto da exposição sofreu algumas alterações, nomeadamente pela supressão da obra Pintura (Coty) da lista (Carta de José Capa Eiriz para Jorge Molder, 20 out. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00416). Esta carta fazia um ponto de situação da exposição e foi redigida após a visita de José Capa Eiriz a Portugal e à Fundação Calouste Gulbenkian, em preparação da exposição. Manuel Piçarra também viajou para Madrid e terá possivelmente ajudado na montagem.

Por sugestão de Jorge Molder, a imagem escolhida para a capa do catálogo seria Pintura (Brut 300 TSF), decidindo-se que as obras a figurar no póster da exposição, no folheto e em seis dos oito postais pertenceriam à coleção do CAM. As imagens dos restantes dois postais seriam do acervo do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardozo (Carta de José Capa Eiriz para Jorge Molder, 25 nov. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00416).

A apresentação da exposição à imprensa deverá ter acontecido no dia 14 de janeiro de 1998, dois dias antes da inauguração, e nela terão estado presentes Jorge Molder e António Cardoso (Ibid.). No final da exposição foram enviados dez catálogos para o Gabinete de Relações Internacionais de Portugal, para que os embaixadores portugueses em Washington e em Otava pudessem negociar a apresentação da exposição, respetivamente, nos EUA e no Canadá (Ofício do Gabinete de Relações Internacionais para o CAMJAP, 23 jan. 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00416).

Paralelamente, a Fundación Juan March programou um conjunto de atividades no âmbito da exposição: um ciclo de concertos em colaboração com o Serviço de Música da FCG, denominado «Música de Câmara tocada por músicos portugueses contemporâneos a Amadeo de Souza-Cardoso». Realizou-se igualmente um ciclo de conferências, asseguradas por diversos autores portugueses, subordinado ao tema «La Cultura Portuguesa a Comienzos del XX», que decorreu entre 16 e 29 de janeiro de 1998.

A contextualização da obra de Amadeo no panorama literário do seu tempo foi realizada por Fernando Cabral Martins, em substituição de Miguel Tamen (orador inicialmente previsto mas que não pôde comparecer). António Cardoso foi responsável pela primeira conferência, que coincidiu com a inauguração da exposição, tendo sido proferida em castelhano, a pedido de Madrid. Todas as conferências, à exceção da de Fernando Cabral Martins, estão disponíveis em formato áudio no website da Fundación Juan March.

Finda a exposição, Pedro Tamen escreveu a José Luis Grijalba: «Foi com alegria e reconforto que vi confirmado o magnífico êxito da exposição Amadeo de Souza-Cardoso. […] E por isso me congratulo […] com os bons resultados da colaboração entre as duas Fundações, que, espero bem, continuará no futuro com novas iniciativas.» (Carta de Pedro Tamen para José Luis Grijalba, 11 mar. 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00416) O administrador da FCG refere-se ainda às repercussões da exposição no periódico Boletín Informativo, de que constam fotografias que documentam a visita do ministro da Cultura português à exposição.

Já na fase da receção das obras em Portugal, na FCG, foi detetado um problema com Pintura (Moinho) (c. 1910), pertencente ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, que exigiu trabalhos de restauro. A documentação sobre o assunto está disponível nos arquivos Gulbenkian.

Ana Lúcia Luz, 2019

In a letter containing the proposal for the exhibition – which ran in parallel with ARCO'98 in Madrid –, Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) board member Pedro Tamen informs José Luis Yuste, director of Fundación Juan March, that “as well giving significant space to Portuguese galleries, we all believe it would be beneficial to supplement this initiative with others of a different nature, seizing this opportunity to strengthen our cultural presence in Madrid” (Letter from Pedro Tamen to José Luis Yuste, 11 Jul 1996, Gulbenkian Archives, CAM 00407). In his reply, José Luis Yuste confirms that an exhibition of contemporary Portuguese art “would be the perfect complement to what the ARCO site can offer” (Letter from José Luis Yuste to Pedro Tamen, 25 Jul 1996, Gulbenkian Archives, CAM 00407).

This led to an exhibition of the works of Portuguese painter Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), as part of Madrid’s International Art Fair, ARCO'98, a year in which Portugal was the guest country.

The programme developed by the Instituto de Arte Contemporânea, part of the Portuguese Ministry of Culture, to represent the country at the event centred around the theme of “Miradas Atlânticas” (Atlantic Visions) and “included an outreach and publicity programme that aimed to increase the visibility and impact of the Portuguese presence in the Spanish capital” (Letter from Fernando Calhau to Jorge Molder, 8 Sep 1997, Gulbenkian Archives, CAM 00407).

Though it was part of the programme to mark ARCO'98 and coincided with the art fair, the exhibition “Amadeo de Souza-Cardoso” was held in a different location in Madrid, Fundación Juan March. When organising the exhibition, it was agreed that the FCG would be responsible for the transport, wrapping and insurance of the works, while the Spanish foundation would be responsible for publications, catalogue, poster, educational leaflet and guide, hanging, security, guided tours, press and publicity services and maintenance.

The exhibition “Amadeo de Souza-Cardoso” brought together 54 pieces – 40 paintings, ten watercolours and four drawings –, exploring the relationship between the artist and his peers from the Parisian avant-garde. “For the first time, you can see a retrospective of this artist in Spain”, read one press article, available here. According to data provided by Fundación Juan March, the exhibition received 22 524 visitors.

During the planning phase of the exhibition, following a meeting with the committee that produced the catalogue raisonné on Amadeo de Souza-Cardoso and professor António Cardoso, Jorge Molder wrote to José Capa Eiriz, director of exhibitions at Fundación Juan March, proposing amendments to the original exhibition plan. For example, he suggested removing certain works including Pintura (Paris Café) (c. 1908), Casa Rústica (c. 1914) (Inv. 88P157), Pintura (Cavaquinho) (c. 1914-15), Vida dos Instrumentos (c. 1915), Pintura (Cavaquinho) (c. 1915), El Muro de la Ventana (c. 1916) – arguing “that others already included represent the artist adequately – and adding Cosinha da Casa de Manhufe (1913) (Inv. 86P36), Pintura (1914), Ponte (c. 1914), Pintura (Entrada) (c. 1917) (Inv. 77P9), Pintura (Brut 300 TSF) (c. 1917) (Inv. 77P20), Pintura (Máquina Registadora) (c. 1917) (Inv. 68P10) and Pintura (Coty) (c. 1917) (Inv. 68P11) (Letter from Jorge Molder to José Capa Eiriz, 19 Jun 1997, Gulbenkian Archives, CAM 00416).

In light of José Capa’s hesitancy to include the suggested works in the exhibition, Jorge Molder reiterated the same idea in another letter sent around a month later, in which he reiterated how important it was to exhibit a selection of the artist’s “most significant” works in Madrid, which would include Pintura (Máquina Registadora), Pintura (Coty) and Pintura (Brut 300 TSF) (Letter from Jorge Molder to José Capa Eiriz, 14 Jul 1997, Gulbenkian Archives, CAM 00416). 

In September 1997, the director of the Centro de Arte Moderna [Modern Art Centre] (CAM) made a request to loan The Leap of the Rabbit (1911) from the Art Institute of Chicago for the Madrid exhibition. However, this was not granted due to the last-minute nature of the request (Letter from Jeremy Strick to Jorge Molder, 2 Sep 1997, Gulbenkian Archives, CAM 00416). During the process, certain changes were made to the exhibition plans, notably the removal of the piece Pintura (Coty) from the list (Letter from José Capa Eiriz to Jorge Molder, 20 Oct 1997, Gulbenkian Archives, CAM 00416). The cited letter reflected on the status of the exhibition and was written following a visit by José Capa Eiriz to the FCG in Portugal, in preparation for the exhibition. Manuel Piçarra also travelled to Madrid and may have assisted with installation.

At the suggestion of Jorge Molder, the image chosen for the cover of the catalogue was Pintura (Brut 300 TSF). It was also decided that images of pieces from the CAM collections would appear on the exhibition poster, the leaflet and six of the eight postcards. The remaining two postcard images would be from the collection of the Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardozo (Letter from José Capa Eiriz to Jorge Molder, 25 Nov 1997, Gulbenkian Archives, CAM 00416).

A press showing of the exhibition is believed to have taken place on 14 January 1998, two days before its opening, and was probably attended by Jorge Molder and António Cardoso (Ibid.). After the exhibition closed, ten catalogues were sent to the Portuguese International Relations Office, in order for Portuguese ambassadors in Washington and Ottawa to negotiate showings of the exhibition in the USA and Canada, respectively (Memo from the International Relations Office to the CAMJAP, 23 Jan 1998, Gulbenkian Archives, CAM 00416).

Fundación Juan March organised a series of activities to run in parallel with the exhibition, including a concert cycle in collaboration with the FCG Music Department, entitled “Música de Câmara tocada por músicos portugueses contemporâneos a Amadeo de Souza-Cardoso”. A series of lectures by various Portuguese scholars, reflecting on the theme of La Cultura Portuguesa a Comienzos del XX”, also took place between 16 and 29 January 1998.

A talk by Fernando Cabral Martins, standing in for Miguel Tamen (the original speaker was unable to attend), situated Amadeo’s work within the literary landscape of his era. António Cardoso was responsible for the first lecture to mark the opening of the exhibition, which was delivered in Spanish at the request of Madrid. All of the lectures, excluding that of Fernando Cabral Martins, are available in audio format on the Fundación Juan March website.

After the exhibition closed, Pedro Tamen wrote to José Luis Grijalba: “I was happy and heartened to witness the great success of the Amadeo de Souza-Cardoso exhibition […] I take great satisfaction […] in the positive results of the cooperation between the two Foundations which, I hope, will continue with new projects in the future.” (Letter from Pedro Tamen to José Luis Grijalba, 11 Mar 1998, Gulbenkian, CAM 00416). The FCG board member also refers to coverage of the exhibition in the newspaper Boletín Informativo, which included photographs documenting the Portuguese Minister of Culture’s visit.

When the works arrived back in Portugal, at the FCG, an issue was detected with Pintura (Moinho) (c. 1910), belonging to the Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, which requested that the piece be restored. Documents on this subject are available in the Gulbenkian archive.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

(Étude B / Estudo B)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Étude B / Estudo B), Inv. 77P6

(Janellas do pescador)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Janellas do pescador), Inv. 77P16

31 DRAGONS cavallerie

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

31 DRAGONS cavallerie, Inv. 77DP344

A  casita clara            paysagem

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A casita clara paysagem, Inv. 77P15

ÈCOLIER (dessin)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

ÈCOLIER (dessin), Inv. 86DP336

Gemälde G / Quadro G

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gemälde G / Quadro G, Inv. 77P2

Lévriers / Os Galgos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Lévriers / Os Galgos, Inv. 77P1

LITORAL    cabeça

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LITORAL cabeça, Inv. 86DP362

Mucha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Mucha, Inv. 86P21

Oceano vermelhão azul cabeça  AZUL  (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Oceano vermelhão azul cabeça AZUL (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert, Inv. 77DP358

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 86DP360

Tête OCEAN

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Tête OCEAN, Inv. 77DP359

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P31

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P29

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P3

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P7

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P7

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P13

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP330

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP331

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP334

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP363

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P27

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1105

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1103

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P25

Título desconhecido  (BRUT 300 TSF)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (BRUT 300 TSF), Inv. 77P20

Título desconhecido (Bellevue)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Bellevue), Inv. 86P156

Título desconhecido (Máquina registadora)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Máquina registadora), Inv. 68P10

Título desconhecido (O jockey)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (O jockey), Inv. 77P5


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

La Cultura Portuguesa a Comienzos del XX

16 jan 1998 – 29 jan 1998
Fundación Juan March
Madrid, Espanha
Concerto

Música Portuguesa entre el XIX y el XX

14 jan 1998 – 28 jan 1998
Fundación Juan March
Madrid, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00416

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite da exposição, correspondência com a Feira do ARCO, com o The Art Institute of Chicago, com o Instituto de Arte Contemporânea (Fernando Calhau, diretor), com a Fundación Juan March, com emprestadores e entidades convidadas. Documentação sobre empréstimo, transporte, receção de obras, (montagem e desmontagem da exposição) e escolta da GNR. Correspondência sobre pósteres, postais, programa de mão e catálogo e lista de obras. 1997 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00417

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém lista das obras, seguros e relatórios do estado de conservação das obras. Texto (em português e espanhol) de António Cardoso, outros textos (de catálogo e de conferências) e texto, em espanhol, de Joana Cunha Leal. Contém ainda duas disquetes, «Amadeo» e «Biografia de Amadeo. Feito por Joana Cunha Leal», documentação relacionada com o restauro da obra «Moinho», pertencente ao Museu Municipal ASC, em Amarante, e outra correspondência interna e externa. 1997 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Serviço Internacional), Lisboa / INT 03810

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém notas de despesas (maioritariamente com Serviço de Música da FCG). 1997 – 1998

Fundación Juan March, Madrid / Recurso online

Coleção fotográfica, cor: aspetos (Madrid, Fundación Juan March) 1998


Exposições Relacionadas

Amadeo

Amadeo

1988 / Palazzo Lazzarini, Pesaro

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.