Fernando Calhau. Work in Progress

Partindo do interesse do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, estas duas exposições foram dedicadas à obra de Fernando Calhau (1948-2002). Para as comissariar, foi convidado o ensaísta, curador e professor Delfim Sardo, com contributos firmados na compreensão e discussão da obra deste artista.
Two exhibitions dedicated to the work of Fernando Calhau (1948-2002), organised by the Gulbenkian Modern Art Centre. The essayist, curator and professor Delfim Sardo (1962) was invited to curate the exhibitions, offering insightful contributions rooted in his understanding and discussions of the artist's work.

No início de 2001, o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) comunicou a Fernando Calhau (1948-2002) a intenção de realizar duas exposições consagradas à sua obra: uma dedicada ao desenho, «Passageiro Assediado», e outra, antológica, que se intitulou «Work in Progress». Para assegurar o comissariado das duas exposições, foi convidado o ensaísta e professor Delfim Sardo, figura destacada na compreensão e discussão da obra de Fernando Calhau.

Estas duas exposições acabariam por vincar a necessidade da presença da obra do artista no contexto expositivo nacional e, mais concretamente, no CAMJAP, já que, e segundo as palavras do seu diretor, Jorge Molder, Fernando Calhau estivera «sempre mais pronto para mostrar os outros e a ocultar-se a si mesmo» (Molder, Fernando Calhau. Convocação I e II, 2006).

Para o curador, a exposição antológica «Work in Progress» constituiu um «simulacro de um acerto de contas», uma vez que foi com Fernando Calhau que Delfim Sardo afirma ter apreendido a «ver arte».

Tratando-se de uma exposição antológica, a última que Fernando Calhau realizaria em vida (o artista viria a falecer poucos meses depois), nela estiveram patentes os vários suportes a que o artista se dedicou, da pintura à fotografia, passando pela fotogravura, mas «é via pintura que o artista encontra uma matriz de análise, de construção, de questionamento da prática artística nas múltiplas metamorfoses que assume, como filme, como vídeo, como fotografia, ou como tinta depositada, espatulada, sobre a tela» (Sardo, Work in Progress. Fernando Calhau, 2001, p. 26).

Todavia, por decisão conjunta do curador e do artista, a obra de desenho não seria incluída na exposição, por merecer apresentação antológica independente: não apenas pelas suas pistas quase diarísticas e ensaísticas, mas também por evidenciar uma autonomia serial de um modo de «fixação do processo».

A publicação do catálogo da exposição constitui uma importante fonte documental e analítica da obra de Fernando Calhau. Com resultado gráfico sugestivo e sóbrio, apresenta imagens do ateliê do artista, reproduções de obras, entradas de catálogo da curadora e historiadora alemã, residente em Paris, Doris von Drathen, e uma importante entrevista a Fernando Calhau, onde este fala sobre o seu processo criativo e o seu modo de trabalho «num continuum, não linear» (Sardo; Calhau, Work in Progress. Fernando Calhau, 2001, p. 161). Excertos desta entrevista, conduzida pelo curador, integraram o documentário realizado por Luís Miguel Correia (do LabCC – Laboratório de Criação Cinematográfica, da Universidade Nova de Lisboa), que foi projetado durante algumas sessões no Centro de Arte Moderna, enquanto atividade complementar à exposição.

O Serviço de Belas-Artes da FCG apoiou a ação do LabCC através da concessão de subsídios destinados a permitir a realização de vídeos sobre artistas portugueses reconhecidos. Este projeto, de orçamento reduzido, foi desenvolvido por jovens cineastas sob a orientação do professor João Mário Grilo, e visou uma articulação com o calendário de programação do CAMJAP e com os artistas aí apresentados.

Como mostra antológica, o evento procurou abordar as pesquisas formais que nortearam o trabalho de Calhau, nomeadamente o seu interesse precoce pelo serialismo, pela reprodutibilidade processual e objetual, pelo minimalismo e pela «crise da pintura enquanto medium». Pretendeu-se ainda evidenciar o monocromatismo formal e metafórico de Fernando Calhau, no seu «jogo entre a escuridão e as estratégias mínimas de garantir a sua visibilidade» (Work in Progress…, 2001, p. 23).

A repetição incessante da ideia, central na obra de Fernando Calhau, apesar de não obedecer a um programa, foi proposta pelo último núcleo da exposição, onde se tratava o retomar da pintura em «atmosferas quase figurativas», nos céus noturnos dos anos de 1990, próximas da performatividade dos filmes da série Mar.

As peças reunidas para esta importante antologia do trabalho de Fernando Calhau foram cedidas por vários colecionadores particulares, galeristas e instituições de arte, como o Museu de Serralves, o Museu de Arte Contemporânea do Funchal, a Coleção Berardo, a Fundação Cupertino de Miranda e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, que se prontificaram a colaborar com o CAMJAP.

A exposição integrou igualmente obras de Calhau realizadas em Super-8, da segunda metade da década de 1970, suporte ao qual o artista se dedicou quando pretendeu superar os vestígios de manualidade. Para tal, a Cinemateca Portuguesa contribuiu com a cedência de equipamento, que permitiu a projeção e o visionamento dos filmes. No material de arquivo há ainda a indicação da montagem e transcrição de formatos Super-8 e MiniDv para DVCam e DVD com authoring das obras Mar III, Walk Through, Destruição e Tempo, apresentadas na exposição.

A receção crítica da exposição na opinião pública foi muito favorável, tal como já o havia sido a exposição de Fernando Calhau inaugurada meses antes na FCG, em cuja ocasião o artista havia sido condecorado pelo presidente da República Jorge Sampaio.

A programação de extensão cultural contou ainda com numerosas visitas orientadas à exposição, essenciais para o esclarecimento, contacto e familiarização do público com a obra deste artista fundamental da arte portuguesa da segunda metade do século XX e XXI.

Filipa Coimbra, 2016

In early 2001, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) [José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre (CAMJAP)] informed Fernando Calhau (1948-2002) of its intention to host two exhibitions dedicated to his work: one, “Passageiro Assediado” (“Harassed Passenger”), focusing on drawing and another anthological exhibition entitled “Work in Progress”. Professor Delfim Sardo, a prominent figure in the study and discussion of the works of Fernando Calhau was invited to curate the exhibitions.

These two exhibitions emphasised the need for the artist’s works to be displayed in Portugal and more specifically in the CAMJAP as, in the words of its director Jorge Molder, Fernando Calhau was “always more ready to foreground others and hide himself away” (Molder, Fernando Calhau. Convocação I e II, 2006).

According to the curator, the anthological exhibition “Work in Progress” was a “kind of payback”, as Delfim Sardo claimed Fernando Calhau was the person who enabled him to “see art”.

Being an anthological exhibition, and the last to take place during Fernando Calhau’s lifetime (the artist died a few months later), it spanned various mediums the artist employed over the course of his career, from painting to photography, to photogravure, but “it is through painting that the artist finds a model for analysing, constructing and questioning his artistic practice and the multiple metamorphoses it undergoes, from film, to video, photography, or paint smeared on canvas” (Sardo, Work in Progress. Fernando Calhau, 2001, p. 26).

However, upon the joint decision of the curator and artist, his works of drawing were not included in the exhibition and they deserved an exhibition of their own, both on account of their diaristic, almost essayistic approach and because as an independent series they represent a kind of “anchoring of the process”.

The published exhibition catalogue represents a significant documentary and analytical resource on the works of Fernando Calhau. With an evocative, subtle design, it contains images of the artist’s studio, reproductions of the works, catalogue entries by German curator and historian Doris von Drathen, resident in Paris, and a major interview with Fernando Calhau, in which he discusses his creative process and the way he works “in a non-linear continuum (Sardo; Calhau, Work in Progress. Fernando Calhau, 2001, p. 161). Excerpts from this interview with the curator appear in the documentary directed by Luís Miguel Correia (of LabCC – Universidade Nova de Lisboa’s Laboratory of Cinematographic Creation), which was screened at the Centro de Arte Moderna [Modern Art Centre] as part of the series of events coinciding with the exhibition.

The FCG Fine Arts Department supported the work of LabCC through grants to fund the production of videos about well-known Portuguese artists. This low budget project was delivered by young filmmakers under the guidance of Professor João Mário Grilo and was intended to coordinate with the CAMJAP exhibition programme and the artists it featured.

As an anthological exhibition, the event sought to address the formal experimentation that informed the works of Calhau, in particular his early interest in serialism, the reproducibility of processes and objects, minimalism and the “crisis of painting as a medium”. It also aimed to highlight the formal and metaphorical use of monochrome by Fernando Calhau, in an “interplay between obscurity and the minimum required to ensure his visibility” (Work in Progress…, 2001, p. 23).

The incessant repetition of the idea, central to the work of Fernando Calhau despite following no set programme, was reflected in the final area of the exhibition, which focused on his return to painting “almost figurative atmospheres”, in the night skies of the 1990s, alongside the performative films of the Mar series.

The pieces assembled for this major retrospective of the work of Fernando Calhau were loaned from several private collectors, gallerists and art institutions, such as Museu de Serralves, Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Coleção Berardo, Fundação Cupertino de Miranda and Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, which were pleased to collaborate with the CAMJAP.

The exhibition also encompassed works produced by Calhau in the second half of the 1970s using Super-8 film, a medium the artist adopted when attempting to erase any trace of the hand. To this end, the Cinemateca Portuguesa loaned equipment that made it possible to project and view these films. Archive materials also include assembly instructions and conversions of the pieces Mar III, Walk Through, Destruição and Tempo, presented in the exhibition, from the Super-8 and MiniDv formats to DVCam and DVD with authoring.

The exhibition received a positive critical and public reception, as had the Fernando Calhau exhibition that opened at the FCG’s Central Department a few months earlier, at which the artist received an award from Portuguese President Jorge Sampaio.

The cultural outreach programme also included several guided tours of the exhibition, essential to help visitors understand, experience and become familiar with the works of a key figure in late-20th and 21st century Portuguese art.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Destruição

Fernando Calhau (1948-2002)

Destruição, 1975 / Inv. IM6

Endless

Fernando Calhau (1948-2002)

Endless, 1994 / Inv. 94P345

Espaço Verde

Fernando Calhau (1948-2002)

Espaço Verde, 1974 / Inv. 80P473

Mar I

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar I, Inv. 15IM70

Mar II

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar II, 1976 / Inv. IM8

Mar III A

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar III A, 1976 / Inv. IM9

Mar III B (Remake)

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar III B (Remake), 2001 / Inv. IM10

S/Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título, 1988 / Inv. 03P1279

S/Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título, 1977 / Inv. 97P581

S/Título #236

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #236, 2001 / Inv. 04P1300

S/Título #399

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #399, 1992 / Inv. 04DP2123

S/Título #400

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #400, 1992 / Inv. 04DP2124

S/Título #401

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #401, 1992 / Inv. 04DP2125

S/Título #402

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #402, 1992 / Inv. 04DP2126

S/Título #405

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #405, 1992 / Inv. 04DP2129

S/Título #406

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #406, 1992 / Inv. 04DP2130

S/Título #474

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #474, 1975 / Inv. 04P1322

S/Título #475

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #475, 1975 / Inv. 04P1323

S/Título #476

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #476, 1975 / Inv. 04P1324

S/Título #477

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #477, 1975 / Inv. 04P1325

S/Título #478

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #478, 1972 / Inv. 04P1326

S/Título #5

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #5, 1994 / Inv. 04P1285

S/Tìtulo #59

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Tìtulo #59, 1989/1995 / Inv. 04E1339

S/Título #6

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #6, 1994 / Inv. 04P1286

S/Título #61

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #61, 1970 / Inv. 04P1291

S/Título #7

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #7, 1995 / Inv. 04P1287

S/Título #74

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #74, 1970 / Inv. 04P1292

S/Título #8

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #8, 1995 / Inv. 04P1288

S/Título #9

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #9, 1995 / Inv. 04P1289

S/Título #98

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #98, 1987 / Inv. 04P1295

sem título

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título, 1988 / Inv. 90P183

sem título #124

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #124, 1974 / Inv. 04GP1844

Sem título #125

Fernando Calhau (1948-2002)

Sem título #125, 1974 / Inv. 04GP1845

Timeless

Fernando Calhau (1948-2002)

Timeless, 1994 / Inv. 94P344

Walk Through

Fernando Calhau (1948-2002)

Walk Through, 1976 / Inv. IM7

Destruição

Fernando Calhau (1948-2002)

Destruição, 1975 / Inv. IM6

Endless

Fernando Calhau (1948-2002)

Endless, 1994 / Inv. 94P345

Espaço Verde

Fernando Calhau (1948-2002)

Espaço Verde, 1974 / Inv. 80P473

Mar I

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar I, Inv. 15IM70

Mar II

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar II, 1976 / Inv. IM8

Mar III A

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar III A, 1976 / Inv. IM9

Mar III B (Remake)

Fernando Calhau (1948-2002)

Mar III B (Remake), 2001 / Inv. IM10

S/Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título, 1988 / Inv. 03P1279

S/Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título, 1977 / Inv. 97P581

S/Título #236

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #236, 2001 / Inv. 04P1300

S/Título #399

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #399, 1992 / Inv. 04DP2123

S/Título #400

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #400, 1992 / Inv. 04DP2124

S/Título #401

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #401, 1992 / Inv. 04DP2125

S/Título #402

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #402, 1992 / Inv. 04DP2126

S/Título #405

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #405, 1992 / Inv. 04DP2129

S/Título #406

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #406, 1992 / Inv. 04DP2130

S/Título #474

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #474, 1975 / Inv. 04P1322

S/Título #475

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #475, 1975 / Inv. 04P1323

S/Título #476

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #476, 1975 / Inv. 04P1324

S/Título #477

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #477, 1975 / Inv. 04P1325

S/Título #478

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #478, 1972 / Inv. 04P1326

S/Título #5

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #5, 1994 / Inv. 04P1285

S/Tìtulo #59

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Tìtulo #59, 1989/1995 / Inv. 04E1339

S/Título #6

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #6, 1994 / Inv. 04P1286

S/Título #61

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #61, 1970 / Inv. 04P1291

S/Título #7

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #7, 1995 / Inv. 04P1287

S/Título #74

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #74, 1970 / Inv. 04P1292

S/Título #8

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #8, 1995 / Inv. 04P1288

S/Título #9

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #9, 1995 / Inv. 04P1289

S/Título #98

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #98, 1987 / Inv. 04P1295

sem título

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título, 1988 / Inv. 90P183

sem título #124

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #124, 1974 / Inv. 04GP1844

Sem título #125

Fernando Calhau (1948-2002)

Sem título #125, 1974 / Inv. 04GP1845

Timeless

Fernando Calhau (1948-2002)

Timeless, 1994 / Inv. 94P344

Walk Through

Fernando Calhau (1948-2002)

Walk Through, 1976 / Inv. IM7


Eventos Paralelos

Exibição audiovisual

Fernando Calhau. Work in Progress (2001)

20 out 2001
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Fernando Calhau. Work in Progress]

out 2001 – dez 2001
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Fernando Calhau (ao centro), Rui Vilar e Jorge Molder
Rui Vilar e Jorge Molder

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00497

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, seguros e lista de obras. 2001 – 2001

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00498

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, seguros e listas de obras, orçamentos, catálogo e recortes de imprensa. 2001 – 2002

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 22507

Pasta com documentação referente ao protocolo estabelecido entre a FCG e o Laboratório de Criação Cinematográfica da Universidade Nova de Lisboa para a realização de filmes sobre artistas integrados na programação do CAMJAP. 1996 – 2005


Exposições Relacionadas

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