Mariano Piçarra

1960, Beja, Portugal

Designer; Coordenador de projeto e montagem do Serviço de Exposições e Museografia da Fundação Calouste Gulbenkian (1986 – 1993); Coordenador de projeto e montagem do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (1993-2021) e do Museu Calouste Gulbenkian (a partir de 1993)

98 Exposições

Fez o curso de Artes Gráficas da Escola Artística António Arroio (1997-1999) e a licenciatura em Design de Equipamento da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1980-1985). Tem participado em diversas conferências e ações de formação a convite de entidades externas, nomeadamente da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e exerce atividade pedagógica regular na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa desde 1995. Foi distinguido com o Prémio Pádua Ramos (design de interiores), na categoria profissional, em 2015, com a exposição «360° Ciência Descoberta».
Desenvolve atividade artística como fotógrafo desde 1981, tendo realizado, entre outras, as exposições: «Carneiro» (Ether, Lisboa, 1993), «Cenotáfio» (Mãe de Água, Lisboa, 1993); «Obraçom» (Museu do Chiado, Lisboa, 1996) e «Grave» (Arquivo Municipal de Lisboa, 1999). Participou em exposições coletivas como: «Portugal 1890-1990» (Europália '91, Antuérpia, 1991) ou «Livro de Viagem: Portugiesische Photographie, 1854-1997» (Frankfurter Kunstverein, Frankfurt, 1997). É citado pelo The Oxford Companion to the Photograph (Oxford e Nova Iorque: Oxford University Press, 2005).
Ingressou nos quadros da Fundação Calouste Gulbenkian em 1986, no extinto Serviço de Museografia. Transitou para o Centro de Arte Moderna e, posteriormente, para o Serviço do Museu, em 1993. Foi autor do projeto museográfico de inúmeras exposições, de entre as quais: «Simulacro e Trompe-l'0eil: Arte e Pensamento em Homenagem a Tiepolo, 1696-1996»; «Mucha e o Espírito da Arte Nova» (1986); «A Imagem do Tempo: Livros Manuscritos Ocidentais» (2000); «Entre o Espanto e o Esquecimento: Arqueologia das Sociedades Brasileiras antes do Contacto» (2000); «O Mar e a Luz: Aguarelas de Turner na Colecção da Tate» (2003); «Goa e o Grão-Mogol» (2004); «7000 Anos de Arte Persa: Obras-Primas do Museu Nacional do Irão» (2005, Prémio Melhor Exposição da APOM no triénio 2002-2005); «Arte Islâmica na Colecção Calouste Gulbenkian» (Abu Dhabi, 2003); «Conceber as Artes Decorativas: Desenhos Franceses do Século XVIII» (2005); «O Gosto do Coleccionador: Calouste S. Gulbenkian, 1869-1955» (2006); «Mundos de Sonho: Gravuras Japonesas Modernas da Colecção Robert O. Muller» (2006-2007); «Arte Islâmica da Colecção Gulbenkian» (Argel, 2007); «Os Gregos: Tesouros do Museu Benaki, Atenas» (2007); «A Educação do Príncipe: Obras-Primas da Colecção do Museu Aga Khan» (2008); «O Gosto à Grega: Nascimento do Neoclassicismo em França, 1750-1775» (2008); «Henri Fantin-Latour, 1836-1904» (2009); «Art Déco, 1925», (2009); «A Perspectiva das Coisas: A Natureza-morta na Europa, séculos XVII-XVIII» (2010); Bienal de Fotografia Africana de Bamako (Programa «Próximo Futuro», 2011 e 2013); «A Perspectiva das Coisas: A Natureza-morta na Europa, séculos XIX-XX» (Prémio Melhor Exposição da APOM em 2011); «As Idades do Mar» (2012); «360° Ciência Descoberta» (Prémio Melhor Exposição e Melhor Trabalho Museográfico da APOM em 2013); «A História Partilhada: Tesouros dos Palácios Reais de Espanha» (2014); «José V. de Pina Martins: Uma Biblioteca Humanista. Os objetos procuram aqueles que os amam» (2015); «(Por) dentro de uma Mente Criativa» (2016); «Do Outro Lado do Espelho» (Menção Honrosa nos Prémios APOM em 2018, na categoria «Exposições Temporárias»); «As Flores do Imperador: Do Bolbo ao Tapete» (Prémio Exposição Temporária da APOM, em 2018); «Escultura Francesa do Século XIX» (2018); «Cérebro: Mais Vasto Que o Céu» (2019); «O Gosto pela Arte Islâmica: 1869-1938» (2019).


Entidades Relacionadas


Eventos Paralelos


Publicações


Material Gráfico


Material Fotográfico

Maqueta do projeto expositivo
Visita guiada por Isabel Carlos
Visita guiada por Isabel Carlos
Visita guiada por Isabel Carlos
Visita guiada por Isabel Carlos
Visita guiada por Isabel Carlos

Multimedia


Documentação


Exposições

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.