Sob o Signo de Amadeo. Um Século de Arte

A primeira imagem mostra a entrada do CAM iluminada à noite e com a obra instalada de Rodrigo Oliveira. Seguem-se planos de obras expostas (em flash momentâneo): de um filme de António Olaio, de obras de Lourdes Castro, Helena Almeida, Ana Hatherly, Pedro Barateiro, Ângelo de Sousa, Jorge Pinheiro, Fernando Calhau…

A diretora do CAM, Isabel Carlos, conta a história das aquisições da coleção e faz uma nota que explica porque tornou a performance uma linha de reflexão e programação em torno deste evento. Refere também a decisão de expor todo o Amadeo da coleção no piso 01, que a câmara percorre, e de o dar a ver como âncora da coleção e de toda a arte do século XX português. Reflete finalmente sobre o papel do curador, como autor de um discurso expositivo e refere o debate sobre o papel dos museus na decisão de mostrar coleções ou de programar sobretudo exposições temporárias. O CAM procura equilibrar as duas tendências. A deambulação no espaço passa por João Onofre, Biberstein, Cabrita Reis, Cristina Mateus, David Hall, Carlos No e tantos outros.

Realização
João Mário Grilo
Edição
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014
Duração
14 min 18 s
Participante(s)
Isabel Carlos
Proveniência
Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 231529
Direitos
A utilização deste documento, de acordo com os Termos de Utilização, exige a prévia autorização da respetiva entidade detentora (Proveniência). No caso de o documento pertencer ao acervo da Fundação Calouste Gulbenkian essa autorização poderá ser solicitada através do formulário Autorização para a Utilização.

Exposições

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.