Investigação para o Desenvolvimento

ONGD portuguesas

Este concurso, resultado de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação Calouste Gulbenkian, irá distinguir dois projetos de cooperação para o desenvolvimento promovidos por ONGD portuguesas que pretendam publicar os resultados alcançados em revistas científicas. Pretende-se reforçar a capacidade de produção de conhecimento e influência de políticas públicas por parte das ONGD, promovendo também a aproximação destes atores a instituições de ensino superior e centros de investigação.

Candidaturas selecionadas:

  • Estratégia para aceleração da redução da mortalidade materna, neonatal e infantojuvenil na Guiné-Bissau, da ONGD VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, com a Novafrica – Nova School of Business and Economics, da Universidade Nova de Lisboa;
  • Desenvolvimento da Plataforma PECOSOL – CONSUACCION para a Segurança Alimentar e Nutricional na América Central, da OIKOS- Cooperação e Desenvolvimento, com a Universidad CentroAmericana, Nicarágua.

 

Condições de elegibilidade

Podem candidatar-se ONGD nacionais, legalmente reconhecidas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, há mais de três anos, em parceria com instituições de ensino superior e/ou centros de investigação.

Os projetos devem estar concluídos ou em fase final de conclusão à data de apresentação da candidatura. 

 

Montante

Serão selecionadas duas candidaturas, no montante máximo de 10 mil euros para cada candidatura.

 

Como concorrer

  1. Faça Login
  2. Clique no formulário próprio. É automaticamente criado o número do processo
  3. Siga as instruções da sua página de candidatura
  4. A candidatura só será aceite depois de fazer o upload do formulário, da documentação exigida regulamentarmente, e por fim clicar no botão “submeter candidatura”
  5. De forma a prevenir dificuldades na submissão das candidaturas, solicita-se que se evite a sua apresentação nos últimos dias dos prazo

 

Júri

O júri será composto por peritos reconhecidos na área da cooperação para o desenvolvimento e nas áreas de saber da investigação proposta.

Contactos:

Tel.: (+351) 217 823 231
Email: pgpd@gulbenkian.pt