Dança e Teatro

Apoio à circulação internacional de criadores

Resultados

17.06.2019

Projetos apoiados

Dança

Associação Cultural Sinistra
Apresentação do espetáculo Adorabilis e realização de um workshop de 3 dias, por Jonas&Lander, em Praga no âmbito do convite do Alta Studio (22 - 27 de setembro/2019).

António Fernando da Costa Torres
Intercâmbio artístico organizado pelo Centre de Création O Vertigo – CCOV no Canadá, entre 3 artistas europeus (Suécia, República Checa e Portugal) e três artistas canadianos. (12-31 maio/2019).

Vera Maria Alves Mantero
Participação de Vera Mantero no LABVERDE: Art Immersion Program in the Amazon 2019, Manaus, Brasil. (8 - 17 agosto/2019).

Paulo Eurico Alves Variz
Apresentação do espetáculo phénoménologie de l’éros, seguido de "artist talk" com o público, em forma de residência, no Point Éphémère em Paris. (6 -11 julho/2019).

Flávio Helder Rodrigues dos Santos
Apresentação do espetáculo Rúptil | na era dos castigos incorpóreos (60 minutos) na Holanda - 4BIDEGALLERY em Amesterdão (28 -30 de setembro/2019) e na Alemanha - Studio Ilka Theurich em Hanover. (1 - 3 de outubro/2019).

 

Teatro

Folha de Medronho - Associação de Artes Performativas de Loulé
Apresentação dos espetáculos Kangalutas de Abdulai Sila # e E o Estado não é quem manda? – Variações sobre Antígona com encenação de João de Mello Alvim, no Circuito Internacional de Teatro de Luanda (21 - 27 de julho/2019) e conferência de João de Mello Alvim sobre Teatro Africano (24 de julho 2019).

Centro de Estudos Sociais
Apresentação do espetáculo As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino, encenação de Rogério de Carvalho, pelo Teatro Griot, e a participação da companhia numa Mesa Redonda sobre a reflexão que as artes preconizam sobre a identidade europeia pós-colonial. 

Mónica Sofia Raposo Gomes / Produções D. Mona
Apresentação do espetáculo Kusama e Warhol: o maior roubo da Pop em Piélagos no Teatraría de Abrego, Cantábria (19 - 20 de outubro/2019) no âmbito da Mostra Internacional de Teatro Mujeres que Cuentan’19. Em Madrid na Sala Bululú (25 - 26 de Outubro/2019); na sala El Montacargas (27 de Outubro/2019); e na sala El Umbral de Primavera (31 de Outubro - 1 de Novembro/2019)

Clemente Tsamba (processo nº 235208)
Apresentações do espetáculo Nos Tempos de Gungunhana em três países: Moçambique - no Festival FITI – Festival de Teatro de Inverno em Maputo (20 - 23 de junho/2019), e em Xai-Xai, província de Gaza ( julho/2019); Finlândia no Lahti Fringe Festival (4 - 7 de setembro/2019); Turquia no Festival MedFest no Tiyatro Medresesi (12 -15 de setembro/2019).


 

Este concurso destina-se a projetos que contribuam para a visibilidade internacional da criação portuguesa nos domínios da dança e do teatro.

Condições de elegibilidade

Os projetos devem contemplar:

a) A deslocação de criadores portugueses para a apresentação de espetáculos em contextos internacionais de referência e que, prioritariamente, incluam a participação em encontros, palestras ou workshops;

b) A deslocação de criadores estrangeiros que integrem projetos nacionais nestes domínios.

As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente em português e por via eletrónica. Só são aceites as candidaturas que reúnam todas as condições expressas no regulamento.

Podem candidatar-se:

a) Criadores em nome individual, portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, que demonstrem um percurso ativo na cena artística nacional;

b) Estruturas artísticas e de produção nacionais, responsáveis pelos projetos candidatos.

Exclusões

a) Projetos com caráter académico, escolar, infantojuvenil ou amador;

b) Projetos que resultem de encomendas de entidades públicas ou privadas;

c) Projetos que visem a obtenção de financiamento integral.

d) Candidaturas de entidades que se encontrem em situação de incumprimento injustificado perante a Fundação, no que respeita à apresentação de relatórios de execução material e/ou financeira, ou devolução de saldos.

Como concorrer

1. Leia atentamente o regulamento e junte toda a documentação necessária antes de submeter a candidatura.

2. Faça login para criar uma conta na plataforma MyGulbenkian.

3. Clique no formulário próprio. Será criado o seu processo e, depois de preencher a página de candidatura, poderá fazer o upload em pdf dos documentos obrigatórios (consulte a lista de documentos obrigatórios no regulamento) e acompanhar o seu processo futuramente (guarde os dados de login junto da sua candidatura).

4. Depois de preencher a página de candidatura e fazer o upload (carregamento) dos documentos e clique em submeter.

Prazo de apresentação de candidaturas

As candidaturas estão abertas em dois períodos, a decorrer entre 29 de março e 30 de abril e entre 19 de agosto e 20 de setembro, respetivamente e até às 18:00, hora de Lisboa. Os resultados serão comunicados pela Fundação no prazo de 30 dias a partir da data de submissão da candidatura.

Atualização em 17 Junho 2019

Esclarecimentos e contactos

Programa Gulbenkian Cultura
pgcultura.artes@gulbenkian.pt