Apoio ao desenvolvimento de carreiras científicas de investigadores dos PALOP 

A Fundação Gulbenkian apoia, através do concurso Envolve Ciência PALOP, o desenvolvimento de carreiras científicas de investigadores na área das ciências da saúde.

 

O concurso “Envolve Ciência PALOP” tem como objetivo permitir a criação e instalação de grupos de investigação, liderados por jovens investigadores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, contribuindo para a consolidação de carreiras científicas nesses países, reforçando não só estes sistemas científicos como as ligações institucionais entre Portugal e os PALOP.

 

Metodologia e avaliação

O concurso decorre em duas etapas:

  • Seleção dos investigadores para a frequência do estágio de oito meses disponibilizado no documento “Propostas de estágios”.
    A seleção é feita pelas instituições que disponibilizam os estágios de acordo com o CV do candidato, a adequação do estágio e a importância do tema a investigar para a política de saúde do país onde se pretende desenvolver o projeto. Ao longo do estágio, os investigadores devem elaborar uma proposta de Projeto de investigação em ciências da saúde;
  • Seleção, por um júri externo, dos melhores projetos de investigação em ciências da saúde, desenvolvidos durante o estágio de oito meses.
    Atribuição de um subsídio para o desenvolvimento do projeto na instituição de acolhimento do investigador, num dos PALOP, durante um período de três anos após a sua aprovação.

 

Condições de elegibilidade

  • Investigadores dos PALOP, com idade inferior ou igual a 40 anos (à data de 31 de dezembro de 2020) que tenham concluído, há menos de três anos, o seu doutoramento na área das Ciências da Saúde e que pretendam iniciar ou prosseguir uma carreira científica nos PALOP.
  • Podem ser aceites candidaturas de investigadores que se encontrem em fase de conclusão de doutoramento, desde que a tese final seja submetida até ao dia 30 de novembro de 2020 (mediante comprovativo assinado pelo orientador da tese).
  • Serão particularmente valorizadas as candidaturas de investigadores que estejam a estudar ou a residir fora e que pretendam voltar ao seu país de origem.

 

Prazo de candidaturas

De 13 de julho a 30 de outubro 2020 (17:00, hora de Lisboa)

 

Como concorrer

As candidaturas devem ser obrigatoriamente submetidas através do formulário online, disponível de 13 de julho a 30 de outubro.

  • Faça login para criar uma conta (guarde os seus dados para posteriormente acompanhar o seu processo).
  • Leia atentamente o regulamento e as propostas de estágio (do lado direito em Documentos) e junte toda a documentação necessária antes de submeter a candidatura.
  • No final clicar no botão “submeter candidatura”. De forma a prevenir dificuldades na submissão das candidaturas, evite os últimos dias do prazo.