O que fazemos

2018-2022

Nos próximos cinco anos, a Fundação promoverá a sua ação direta ou em associação com terceiros, com base nos seguintes compromissos:

  • Com o futuro, garantindo que a Fundação acompanha os novos tempos, antecipando as questões essenciais que determinam as estruturas do conhecimento e o impacto da tecnologia na sociedade e que asseguram a sustentabilidade dos recursos naturais e dos sistemas sociais;
  • Com os mais vulneráveis, aqueles que mais necessitam do apoio da Fundação e que, como tal, deverão ser os principais beneficiários da sua atividade;
  • Com a importância da arte e da cultura, alicerces da tolerância e da compreensão mútua.

A nossa atuação passará, de forma transversal, pelas seguintes áreas estratégicas: Arte e Cultura, Ciência e Conhecimento e Desenvolvimento Social e Sustentabilidade.

 

Arte e Cultura

Apresentamos exposições permanentes do Museu Calouste Gulbenkian – que reúne a Coleção do Fundador e a Coleção Moderna – e espetáculos da temporada da Música – em que a Orquestra e o Coro Gulbenkian desempenham um papel central. Além disso, desenvolvemos outras atividades direta e indiretamente ligadas às Artes. É o caso das exposições temporárias, conferências, edição, conservação e divulgação de livros, apoios à internacionalização e à criação contemporânea.

O Museu, a Música, a Biblioteca de Arte e Arquivos e o Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas são os instrumentos principais desta ação.

 

Ciência e Conhecimento

Estimulamos a criatividade e o rigor na prática científica, fortalecer as ligações entre a ciência e a cultura e entre a ciência e a sociedade, mas também promovemos a investigação biomédica e a formação de novos líderes na área científica.

Já na área do Conhecimento, procuramos formas de qualificar os cidadãos para enfrentar a complexidade de uma sociedade em permanente mudança e dos problemas que se colocarão às futuras gerações, recorrendo a abordagens integradas em que o conhecimento subentende uma nova cultura de atitudes e de valores.

Os instrumentos desta ação são o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Programa Gulbenkian Conhecimento.

 

Desenvolvimento Social e Sustentabilidade 

Procuramos ser fonte de transformação social e apoiar o talento e a excelência; investir na capacitação das pessoas e das organizações, na promoção e experimentação de soluções inovadoras, com vista a incentivar e facilitar a inclusão de grupos vulneráveis da população; reforçar capacidades de pessoas e instituições dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste em áreas chave do desenvolvimento; apoiar as comunidades arménias na diáspora e promover a sua língua e a sua cultura.

Pretendemos também contribuir para a sustentabilidade económica, social e ambiental do mundo em que vivemos, promovendo compromissos para com as gerações futuras, integrando-as nos processos de decisão e potenciando padrões de produção e consumo mais sustentáveis.

Os instrumentos desta ação são: Bolsas Gulbenkian, Programa Gulbenkian Coesão e Integração Social, Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Programa Gulbenkian Sustentabilidade e Comunidades Arménias.