O que fazemos

Desde as suas primeiras atividades, na década de 50, a Fundação respondeu às necessidades mais prementes da sociedade portuguesa, com base nas suas quatro áreas estatutárias: Arte, Beneficência, Educação e Ciência.

Com o desenvolvimento progressivo do país, o papel da Fundação foi redefinido: as prioridades deixaram de ser apenas portuguesas ou lusófonas, para passarem a inscrever-se num quadro internacional, relacionando-se com questões globais, como o diálogo intercultural, as migrações e a mobilidade, e o ambiente. É neste contexto que são criados os Programas Gulbenkian e os projetos e iniciativas que a Fundação Calouste Gulbenkian promove, diretamente ou em parceria com outras entidades, para refletir sobre temas da sociedade contemporânea, procurando respostas inovadoras para os problemas do mundo atual.

A Fundação desenvolve uma atuação transversal abrangendo cinco áreas de atividade: Artes, Educação, Ciência, Desenvolvimento e Iniciativas Globais.

 

Artes

Museu, Música, Reflexão e Criação Contemporâneas

Além das exposições permanentes dos Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção de Arte Moderna, e dos espetáculos da temporada Gulbenkian Música em que a Orquestra e o Coro Gulbenkian desempenham um papel central, a Fundação desenvolve ainda diversas outras atividades diretas e indiretas ligadas às Artes: exposições temporárias, colóquios e conferências, distribuição de bolsas e subsídios, programas de formação, Prémio Vasco Vilalva (recuperação e valorização do património), edição de livros e atividades educativas, são algumas das iniciativas da Fundação neste campo.

O Serviço de Música, o Museu, a Biblioteca de Arte, o Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, além das delegações no Reino Unido e em França, são os instrumentos principais desta ação.

 

Educação

Qualificar Novas Gerações, Educar para a Cultura e Ciência, Promover a Língua e Cultura Portuguesas, Bolsas Gulbenkian

Contribuir para o desenvolvimento educativo em Portugal e para o debate sobre o progresso da educação no mundo, quer no quadro da Escola quer no âmbito da sociedade, são algumas linhas orientadoras da ação da Fundação no campo da Educação. Além das inúmeras bolsas de estudo que atribui anualmente, através das Bolsas Gulbenkian, a Fundação apoia projetos e atividades que privilegiem a formação ao longo da vida e a aquisição de novas aptidões e novos conhecimentos, e que tornem mais efetivo o sistema de educação/formação.

O Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, o Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, o Descobrir – Educação para a Cultura e Ciência ou a Biblioteca de Arte, são os instrumentos principais desta ação.

 

Ciência

Inovar em Saúde, Educar para a Cultura e Ciência, Qualificar Novas Gerações, Instituto Gulbenkian de Ciência

Promover a saúde como um bem público global, contribuir para a qualificação de profissionais e valorizar a humanização dos cuidados de saúde, estimular a criatividade e o rigor na prática científica, fortalecer as ligações entre a ciência e a cultura, e entre a ciência e a sociedade, mas também promover a investigação biomédica e a formação de novos líderes científicos, são algumas das linhas orientadoras da ação da Fundação no campo da Ciência.

O Programa Gulbenkian Inovar em Saúde, o Descobrir – Educação para a Cultura e Ciência e o Instituto Gulbenkian de Ciência, são os instrumentos principais desta ação.

 

Desenvolvimento

Parcerias para o desenvolvimento, Desenvolvimento Humano, Cidadania Ativa

A nível nacional, incentivar e facilitar a inclusão de grupos vulneráveis da população (Idosos, Crianças e Jovens em Risco, Migrantes e Pessoas com Deficiência), através da capacitação das pessoas e das organizações, da promoção e experimentação de soluções inovadoras; A nível internacional, especificamente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste, reforçar capacidades de pessoas e instituições em áreas chave do desenvolvimento, são as linhas orientadoras da ação da Fundação no campo do Desenvolvimento.

O Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, o Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, o Programa Cidadania Ativa e a Delegação da Fundação no Reino Unido (UK Branch) são os instrumentos principais destas ações.

 

Iniciativas Globais

Comunidades Arménias, Oceanos, Cidades

Apoiar as comunidades arménias na diáspora e promover a cultura arménia, refletir e criar novas capacidades para enfrentar questões relacionadas com os Oceanos e as Cidades.

 


 

Relatório e Contas da Fundação Calouste Gulbenkian

Ver Relatório e Contas 2016 (pdf)