Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Conferência
  • Qualquer idade

Revista Colóquio/Letras

Apresentação do novo número dedicado a Ana Hatherly

Quando

Qui, 20 outubro 2016
18:00 até 19:00

Onde

Edifício Sede – Grande Auditório
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada livre

Rui Torres, Eduardo Paz Barroso e Catherine Dumas falarão sobre o experimentalismo português e a homenagem prestada pela revista a Ana Hatherly, figura ímpar deste movimento que, na década de 1960, conferiu ao ato poético valores artísticos, políticos e sociológicos assentes numa rutura de vanguarda.

O número 193 da Colóquio-Letras, ilustrado por Sérgio Pombo, publica artigos de Álvaro Seiça e Rui Torres, que introduzem o tema e apresentam o Arquivo Digital da Poesia Experimental (po-ex.net) desde os anos 1960 até à atualidade, enquanto Manuel Portela revela as estratégias de recodificação digital a partir da escrita, imagem e código em textos visuais de Ana Hatherly, E. M. de Melo e Castro e José-Alberto Marques.

Sandra Guerreiro Dias aborda a relação genealógica entre a Poesia Experimental Portuguesa e a Arte da Performance Portuguesa no século XX, considerando, em particular, a obra de poetas e performers como Ana Hatherly, E. M. de Melo e Castro, Salette Tavares, António Barros e Fernando Aguiar.

A revista inclui ainda um ensaio de Catherine Dumas sobre o conceito de “forma aberta” segundo Salette Tavares, e outro de Maria do Carmo Castelo Branco Sequeira sobre a ideia de leitura tal como foi equacionada por Ana Hatherly e Alberto Pimenta. Ana Marques Gastão parte do estudo sobre as cores de Goethe para mostrar o modo como Ana Hatherly entende as cores ligadas a uma perceção transcendente da realidade, funcionando no poema visual ou no desenho como assinatura criptografada, quase ilegível, oculta e hermética. Finalmente, Cláudio Alexandre de Barros Teixeira detém-se nos elementos da escrita oriental incorporados por Ana Hatherly no seu trabalho poético.

Em agenda