Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Conferência

Conferência por Étienne Ghys

Engarrafamentos nas grandes cidades: o preço da anarquia

Quando

Seg, 25 setembro 2017
18:00

Onde

Edifício Sede – Auditório 3
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada livre

Organizada no âmbito do projeto Pedro Nunes Lectures, da Sociedade Portuguesa de Matemática, e do Centro Internacional de Matemática, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

“Por vezes, o trânsito nas grandes cidades tem um comportamento muito estranho. Por exemplo, o fato de interditar o trânsito numa rua pode melhorar a situação global. Irei descrever alguns paradoxos e alguns teoremas recentes para tentar entender o comportamento anárquico dos automobilistas.”

 

Étienne Ghys (nascido a 29 de dezembro de 1954) é um matemático francês reconhecido pelos seus assinaláveis contributos nas áreas da Geometria e dos Sistemas Dinâmicos, bem como pelo papel de relevo que tem desempenhado na divulgação da Matemática.

Atualmente, é Diretor de Investigação do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na École Normale Supérieure, em Lyon. O seu excecional trabalho de investigação tem sido reconhecido através da atribuição de diversos prémios e distinções, tais como a de membro da Academia Francesa das Ciências, em 2004, o título de Cavaleiro da Legião de Honra, em 2012, conferencista convidado no Congresso Internacional de Matemáticos em Kyoto, membro da comissão organizadora do Congresso Internacional de Matemáticos em Hyderabad, membro da comissão da Medalha Fields, em 2014, ou do prémio Prix Servant da Academia das Ciências. É membro honorário de diversas instituições de prestígio em todo o mundo e foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Genebra, em 2008. Foi editor de prestigiadas publicações tais como Annals of Mathematics e Publications Mathématiques de l’IHÉS.

O seu trabalho na promoção da matemática é notável, tendo sido distinguido com o The Clay Award for Dissemination of Mathematical Knowledge, em 2015, com o Prix du livre audio 2011 e com o Prix d’Alembert da Sociedade Matemática de França, em 2010. Juntamente com Aurélien Alvarez e Jos Leys, produziu uma série de filmes, publicados em DVD e disponíveis online em diversas línguas, que tiveram um grande impacto junto dos estudantes do ensino secundário. O primeiro dos filmes produzidos, Dimensions, teve mais de um milhão de downloads.