António M. Feijó

Presidente 2022 – 2027

É Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian desde maio de 2022.

Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Foi Diretor da Faculdade de Letras, Vice-Reitor e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa. Foi diretor da Imprensa da Universidade de Lisboa, e da Revista da Universidade.

PhD (Literatura Inglesa e Norte-Americana) Brown University (1985); MA (Literatura Inglesa e Norte-Americana) State University of New York at Albany (1979).

É autor de livros e ensaios sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa, bem como traduções e dramaturgias para cena (Twelfth Night, Hamlet e King Lear de Shakespeare; de obras de Oscar Wilde e Fernando Pessoa, entre outros).

As suas publicações mais recentes incluem, em 2015, Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa & Pascoaes), Imprensa-Nacional Casa da Moeda; uma versão levemente alterada da sua tradução de Hamlet, de Shakespeare, em 2016;  A Universidade como deve ser, com Miguel Tamen (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017); e, em 2020, O Cânone, de que foi um dos editores e autores.

Comissariou exposições sobre literatura (Fundação Calouste Gulbenkian 2008) e Fundação Cupertino de Miranda (2018, em colaboração).

Foi presidente do Conselho Geral Independente da RTP.

Foi Diretor Não-Executivo da Fundação da Casa de Mateus.

Foi administrador não executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2018 e 2022.


Intervenções

Cerimónia de Entrega do Prémio Gulbenkian para a Humanidade 2023 PDF – 494 KB

Cerimónia de Entrega do Prémio Gulbenkian para a Humanidade 2022 PDF – 567 KB

Cerimónia de Posse PDF – 468 KB

Atualização em 17 outubro 2023

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.