Suminagashi simples e variações

Desafio para crianças e jovens +6 anos

Suminagashi é uma técnica de marmorizar papel. Tem origem no Japão e significa tinta flutuante/a flutuar. E é exatamente isso que propomos fazer nesta atividade: colocar tinta a flutuar, e depois agarrá-la com a nossa folha de papel!

Segue os passos da Maria Remédio e partilha o resultado final connosco usando #GulbenkianEmCasa. Preparados?

De que materiais precisamos?

– Tinta da china colorida ou preta
– Pincéis arredondados ou chineses
– Uma tina ou outro recipiente raso
– Um copo com água e um pouco de detergente da louça
– Recipientes para colocar a tinta da china
– Papel manteiga ou de aguarela (papel que absorva água) mais pequeno do que o recipiente que vamos usar


Passo 1

Neste suminagashi vamos usar apenas uma cor. Coloca água na tina, molha um pincel no copo de água com detergente e outro na tinta da china. Cada uma das tuas mãos agarra num dos pincéis e começas por colocar à tona da água a ponta do pincel com tinta.

Passo 2

De seguida, coloca também à tona da água o pincel com o detergente no centro do círculo criado pela tinta da china. Continua, alternadamente, a colocar à tona da água a ponta dos dois pincéis.

Passo 3

Quando deres por terminada a tua pintura flutuante, pousa a folha de papel à tona da água, com muito cuidado para ficar mesmo só à superfície. É nesta altura que a pintura se transfere para a folha de papel!

Passo 4

Quando a retirares da tina, coloca-a a secar ao ar numa superfície lisa. Se tudo correr bem, a tinta fica toda no papel e a água limpa e pronta para o próximo suminagashi. Mas acontece muitas vezes alguma tinta ir parar ao fundo da tina e nesse caso será necessário mudar a água.


Variações

Podes também experimentar outras texturas e cores de tinta da china. Podes fazer círculos de cor em diferentes partes da água, alternar as cores e o pincel com detergente ou fazer pequenos movimentos com a tina para que a água mova a tinta para outros espaços.

Suminagashi 10 Para além do azul, a Maria usou também o vermelho
Suminagashi 12 Intercalando entre tinta e detergente, criou um padrão com vários círculos
Suminagashi 13 Estas folhas podem ficar tal e qual ou podem ser a base de muitos outros projetos criativos!

Estes foram os Suminagashi da Maria E os teus? Como foi o teu resultado final deste desafio? Partilha connosco através do e-mail [email protected]ian.pt ou das redes sociais, usando o hashtag #GulbenkianEmCasa


Vamos continuar a descobrir

Depois de aprender a técnica do suminagashi, aproveite para explorar os restantes Desafios que temos para si. Pode também assistir às Videotutorias ou deixar-se levar pela magia das nossas Histórias cantadas e contadas. Conheça as nossas sugestões para desfrutar dentro de portas, sozinho ou em família.

Saber mais