A nossa missão

O Gulbenkian Descobrir tem como missão estimular o pleno desenvolvimento da pessoa, de qualquer idade e origem, através do conhecimento e da vivência das artes, da cultura e da ciência

Realiza eventos e projetos educativos a partir do património material e imaterial da Fundação Calouste Gulbenkian e de outras instituições e promove as respetivas metodologias de intervenção educativa à escala nacional, em colaboração com pessoas e entidades dentro e fora da Fundação.

Assim, desenvolve estratégias interativas para ativar o pensamento; despertar os sentidos; partilhar memórias, ligações afetivas e associações de ideias; levantar questões; desfazer preconceitos; experimentar diferentes linguagens artísticas e construir sentidos. Trabalha em parceria para dinamizar a fruição do património permanente da Fundação – o Museu Gulbenkian – Coleção do Fundador e Moderna -, a Orquestra e o Coro Gulbenkian, o Jardim e o Edifício, e até o Instituto Gulbenkian de Ciência, – e o património temporário também, através dos eventos e exposições que a Fundação dinamiza. Explora o património Gulbenkian como uma fonte inesgotável para viajar pelo mundo do Ocidente ao Oriente, descobrindo no passado preocupações de hoje e encontrando no presente ecos do passado. Qualquer tema serve de pretexto para lançar pontes entre disciplinas ou entre culturas.

Organiza aventuras aos bastidores dos concertos e promove diferentes aproximações entre as artes e as ciências. Concebe atividades para todos, através de oficinas, visitas, concertos, cursos e projetos especiais que utilizam estratégias lúdicas e participativas para cativar, envolver e fidelizar todos os públicos.

Das escolas e grupos organizados às crianças, jovens, famílias, adultos e pessoas com necessidades educativas especiais.

Aposta no casamento entre emoção e conhecimento para desenvolver competências essenciais no mundo de hoje: espírito de equipa, pensamento crítico, singularidade, inteligência coletiva, respeito pela diferença, sentido de responsabilidade e abertura à experiência e ao risco.