Sugestões de atividades para os mais novos

Atividades para os mais novos descobrirem a Fundação, sozinhos ou em família, desde o início do outono até à primavera

No outono, com os dias a ficarem mais curtos e frescos, mas ainda bonitos para se aproveitar o Jardim e o ar livre, convidamos as famílias a participar numa oficina de fotografia inclusiva. «Imagens do sentir» convida cada participante a deixar-se orientar pelo tato, pela descrição e pelo som, dando largas à criatividade e às emoções.

Para a época natalícia, teremos as habituais oficinas de Natal no Museu Calouste Gulbenkian, pensadas para crianças e jovens dos 5 aos 15 anos, em que se irá explorar a dança e as artes plásticas. Também no mês de dezembro, desafiamos os jovens dos 12 aos 18 anos a observar o património da Fundação — desta feita, o Edifício e o Jardim — com a atenção de um desenhador. As sessões, que se estenderão até março de 2019, organizam-se em dois ciclos de desenho, em que serão exploradas doze diferentes técnicas e materiais de desenho e pintura.

Aos fins de semana, haverá oficinas de artes plásticas e oficinas musicais para famílias, partindo sempre ou de uma visita ao Museu ou a uma exposição temporária, ou de uma obra musical. Nestas oficinas, as famílias têm a oportunidade de experimentar ideias, técnicas, materiais e ferramentas. As famílias com crianças a partir dos 3 anos poderão participar na oficina-concerto «Era uma vez… A Flauta Mágica», um espetáculo imersivo construído a partir da música de Mozart, que será antecedido por uma oficina de construção de máscaras. Também para os mais pequeninos, teremos as habituais «Histórias de Musear», momentos de histórias encenadas, apresentadas no espaço do Museu e destinadas exclusivamente a famílias com crianças entre os 2 e os 5 anos.

E não esquecendo a música, pensámos em oficinas musicais para famílias com crianças dos 3 aos 6 anos, para explorarem criativamente sons, melodias, ritmos e harmonias em família. Destacamos também os já conhecidos «Concertos de Domingo», uma excelente oportunidade para ouvir em família a Orquestra Gulbenkian. Não podíamos esquecer as famílias com crianças e jovens com necessidades educativas especiais, e por isso pela primeira vez na programação teremos uma visita-oficina em língua gestual portuguesa, com interpretação para ouvintes. E, por fim, deixamos a sugestão do «Mitomóvel», um acontecimento teatral que apresentará às crianças maiores de 8 anos o universo dos mitos e algumas histórias sobre a fundação da Europa.

Folheie e explore atentamente esta brochura e descubra todas as propostas que preparámos para si e para a sua família.

Venha descobrir a Fundação Calouste Gulbenkian em família!

Ver brochura