Fábrica de projetos a dar frutos
Uma turma do ensino secundário explorou as ligações entre arte e natureza

Na área «Fábrica de Projetos» ─ que integra a programação educativa do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna ─, desenhamos diferentes projetos de parceria e cocriação com as escolas, professores e alunos em torno de conceitos e temas relevantes quer para a sala de aula e currículos escolares, quer para o museu e o seu papel na sociedade enquanto agente transformador.
Aproveitando a celebração do Dia da Terra – que se celebra a 22 de abril ─, partilhamos um destes projetos de parceria que explorou as ligações entre arte e natureza.
Este projeto em concreto foi realizado por uma turma do ensino secundário da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, na disciplina de Desenho do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, numa estreita e frutuosa colaboração com os serviços educativos do Museu Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna e Jardim Gulbenkian, e ainda com o valioso contributo da Biblioteca de Arte.
O projeto “Narrativas concetuais – livro de artista/objeto” teve como base a consciência ecológica e procurou desenvolver a capacidade de comunicação emocional e criativa dos alunos através da exploração de diferentes processos técnicos e meios expressivos, reforçando a criatividade e a exploração plástica como ferramentas essenciais para comunicar ideias. O conceito de “livro de artista” foi o ponto de partida, tornando-se o elemento inspirador para a construção individual de cada aluno e aluna.
Os resultados criativos ─ agora partilhados ─ foram fruto de um rico processo de trabalho colaborativo que incluiu visitas e workshops de técnicas e processos artísticos, a partir de elementos da natureza presentes no Jardim Gulbenkian, da descoberta e exploração das obras de arte das coleções do Museu Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna.
Resultados criativos dos alunos





















Pode acompanhar o processo criativo, desde o conceito à construção dos livros de artista/objeto de cada aluno e aluna.
Ver processo