24 Setembro 2019

Atividades para jovens e adultos

Dentro e fora de portas

Oficinas de desenho para jovens e adultos no Jardim © Gonçalo Barriga

O outono aproxima-se e com ele os dias mais curtos e frios. Mas não se deixe intimidar pelos meteoros! Pegue na família, vista um casaquinho e venha daí, porque chegou a nova temporada Gulbenkian Descobrir, repleta de atividades para todos os gostos!
Folheando esta brochura, encontrará muitas sugestões para tirar o melhor partido da Fundação, dentro e fora de portas: exposições temporárias, visitas orientadas, oficinas de desenho, cursos, concertos, e muito mais…
Nos primeiros dias do outono, pode aproveitar para fazer atividades ao ar livre no Jardim Gulbenkian, onde o esperam desde visitas a oficinas de desenho, passando por muitas supresas e novidades, como as visitas em língua gestual portuguesa, ou uma oficina de design floral, ou ainda um passeio fitogeográfico de bicicleta…
Quanto a atividades dentro de portas, tem até dezembro para visitar a exposição Calouste: uma vida, não uma exposição, que celebra os 150 anos do nascimento do Fundador, dando a conhecer o homem e a sua vida. Pode também espreitar a programação adicional, e verá que não lhe vão faltar razões para nos visitar até ao fim do ano e celebrar connosco. Preste igualmente atenção às exposições temporárias do Museu, pois antes que o ano acabe vão inaugurar duas: Art on Display. Formas de expor 1949–69 e Robin Fior. Call to Action / Abril em Portugal, e em torno de cada uma, há atividades complementares, como visitas, conferências, mesas-redondas, conversas com curadores, artistas, convidados e outros eventos. Não perca também os vários ciclos de conversas na Biblioteca de Arte, que trarão interessantes convidados e assuntos muito variados.
Já na sua terceira edição, voltamos a abrir portas aos estudantes universitários, dando-lhes a conhecer os meandros da Fundação e as pessoas que cá trabalham. Por sua vez, o Instituto Gulbenkian de Ciência mantém a sua tradição de receber os jovens universitários interessados em conhecer a investigação científica que se realiza no Instituto, em Oeiras.
Se o que o move é a música, propomos os «Concertos de domingo», os «Guias de audição» e um curso que lhe pode abrir horizontes em matéria de musicologia.
Um curso orientado por Sérgio Azevedo, que convida o participante a descobrir «(Quase) tudo o que sempre quis saber sobre música clássica e teve medo de perguntar». Até ao final de 2019, razões não lhe faltarão para nos visitar e para comemorar connosco o duplo cinquentenário do Museu Gulbenkian e da Biblioteca de Arte.

Esperamos que aprecie as nossas sugestões para este último trimestre do ano. A esta brochura e atividades, outras sucederão. Folheie, leia, inspire-se e mantenha-se atento a tudo o que ainda está por vir.

Ficamos à sua espera! Bom outono!

Ver brochura Atualização em 24 Setembro 2019