29 março 2019

Atividades para jovens e adultos até setembro

Propostas de atividades para este semestre primavera-verão, para jovens e adultos

Com a chegada da primavera e do verão, chegam também novas propostas que o ajudarão a tirar o melhor partido da Fundação Calouste Gulbenkian. Para este semestre primavera-verão, recomendamos-lhe que não perca a oportunidade de visitar duas grandes exposições que marcarão o ano de 2019 na Fundação: Cérebro—mais vasto que o céu, uma viagem única à volta do cérebro, para todas as idades, que envolverá a sua origem, complexidade e desafios (incluindo mentes artificiais e muito mais), e Calouste: uma vida, não uma exposição, que celebra os 150 anos do nascimento de Gulbenkian e dá a conhecer melhor o homem e a sua vida. Razões não faltarão para vir à Fundação até ao final do ano, porque 2019 será um ano para celebrar Calouste. Até ao início de outubro, propomos também duas exposições temporárias do Museu Calouste Gulbenkian: Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho e O Gosto pela Arte Islâmica. Dos finais do Império Otomano à era do petróleo. Em torno de cada uma destas exposições, pensámos e desenhámos atividades que complementarão as experiências de quem nos visita: desde visitas orientadas (gerais ou temáticas), conversas com curadores, artistas ou convidados, e muito mais.
Nesta brochura irá descobrir algumas novidades, como o ciclo de visitas «Duas obras à hora de almoço», que, entre abril e junho, desafia três artistas a estabelecer diálogos entre obras da Coleção Moderna, propondo novos olhares. E tudo em trinta minutos à hora de almoço! Também encontrará as várias visitas ao Jardim Gulbenkian, que permitirão conhecer e descobrir os animais, as plantas e as flores que habitam este oásis no centro da cidade de Lisboa, explorando técnicas e temáticas diferentes e originais. Em algumas destas visitas, convidamos os participantes a descobrir os bastidores deste projeto que combina harmoniosamente arquitetura e paisagem. E inspirados pelas vanguardas artísticas do século XX, vamos conhecer o Jardim pelo desenho, em dois ciclos de oficinas: Vanguardas no Jardim#1 e Vanguardas no Jardim #2 (que se estenderão de maio a dezembro!), orientados pelo urban sketcher Mário Linhares.
Aproveitando as Comemorações dos 150 anos do nascimento do Fundador, pensámos também num ciclo de conversas na Biblioteca de Arte—«No Paraíso havia tabaco». Serão conversas à volta da Arménia e dos livros da biblioteca particular de Calouste Gulbenkian.
Não esquecendo a música, sugerimos o último concerto de domingo desta temporada, «Florestas silenciosas», dedicado a compositores como Dvořák, Smetana, Wagner e Mendelssohn-Barthóldy. Nesta temporada, vai também poder assistir ao filme de Charlie Chaplin Tempos Modernos, com interpretação musical ao vivo. E novidades não faltam com os Concertos Promenade na Coleção Moderna, permitindo aos participantes um verdadeiro passeio musical pelas galerias. Por fim, sugerimos-lhe que ponha na agenda o curso «As vozes caladas: mulheres compositoras na história da música ocidental», orientado por Rui Vieira Nery.

Estas são as novidades para este semestre, mas ao folhear esta brochura encontrará estas e muitas outras propostas. Verá que não lhe faltarão motivos para nos visitar nos dias de calor e sol que se avizinham.

Ficamos à sua espera!

Ver brochura