2 Janeiro 2019

Ano novo, novas atividades

Mais um ano que começa, e com ele novas atividades para conhecer, usufruir e descobrir o universo Gulbenkian de janeiro a março

Novo ano, novas atividades para jovens e adultos na Gulbenkian

Para este primeiro trimestre de 2018, propomos-lhe que visite — caso não o tenha feito! — as exposições temporárias que ainda estão em cartaz. E aproveite estes últimos dias para usufruir das atividades relacionadas com cada uma.

Das exposições temporárias, destacamos Tudo o que tenho no saco… Eça e Os Maias, que celebra a passagem dos 130 anos da publicação da obra magna de Eça de Queirós. Até 18 de fevereiro de 2019, pode contar com uma programação muito especial: visitas, conversas, mesas-redondas, ciclo de cinema, jantares queirosianos, leituras encenadas e espetáculos. A partir de fevereiro, inauguram as novas exposições temporárias do Museu Calouste Gulbenkian: Yto Barrada. Moi je suis la langue et vous êtes le dents e Francisco Tropa. O Pyrgus de Chaves.

Março será um mês especial na Fundação, com duas grandes exposições a inaugurar: uma dedicada ao cérebro humano nas suas múltiplas representações, da ciência à arte e à filosofia — Cérebro, mais vasto que o céu —, outra dedicada às comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian — Calouste: uma vida, não uma exposição —, que dará a conhecer a vida e obra do Fundador. Em redor de cada uma destas exposições, desenhámos programação que complementa as experiências de quem nos visita: desde visitas orientadas (gerais ou temáticas), conversas com curadores, artistas ou convidados, mesas-redondas, conferências e muito mais, que pode descobrir junto de cada exposição, folheando esta brochura.

Na área da música, continuamos com os Concertos de Domingo, pensados para serem fruídos em família, e com os Guias de Audição, que antecedem alguns concertos da Temporada Gulbenkian Música. Sugerimos ainda os Concertos Promenade, que acontecem também aos domingos, mas em ambientes diferentes, como as galerias de exposições, proporcionando uma relação da música com diferentes contextos e épocas. Ainda na área da música, destacamos, a 10 de fevereiro, o evento gratuito Portas Abertas — Rising Stars, que contará com a participação de jovens e talentosos músicos, numa série de concertos, filmes e documentários. Volvidos 110 anos sobre as primeiras comemorações do Dia da Mulher, continuam atuais as questões da identidade e da igualdade de género. Para celebrar esta efeméride, desenhámos três visitas para o mês de março e, para abril, um curso, intitulado As vozes caladas: mulheres compositoras na história da música ocidental.

A pensar num público mais jovem, lançámos o concurso Quem é Calouste?. O prazo de candidaturas começa logo a 3 de janeiro, e desafiamos os jovens dos 15 aos 25 anos a apresentarem, através de música, artes visuais, texto ou filme, as suas diferentes interpretações do senhor Gulbenkian.
Para este primeiro trimestre de 2019, vão prosseguir os ciclos de desenho, em que convidamos os jovens dos 12 aos 18 anos a explorar diferentes técnicas e materiais de desenho e pintura. Explore e folheie esta brochura para conhecer estas e muitas outras propostas, como o ciclo de Conversas na Biblioteca, os cursos, as visitas em língua gestual portuguesa e as visitas táteis com audiodescrição.
Verá que não lhe faltarão motivos para nos visitar no ano que agora se inicia.
Ficamos à sua espera!

Ver brochura Atualização em 02 Janeiro 2019