FCG Secção: Atividades Educativas

Atividades para jovens e adultos

Outubro a dezembro de 2017

Entramos no último trimestre de 2017 com uma programação repleta de atividades para todos os gostos. Nas páginas desta brochura encontrará informações detalhadas sobre novas exposições temporárias, visitas orientadas, cursos, conferências, concertos e outros projetos. Aproveitamos desde já para fazer alguns destaques e para lhe sugerir momentos que não quererá perder.

No mês de outubro, a Biblioteca de Arte participa no projeto LivrObjecto – Anatomia e Arquitectura com uma mostra de livros de artista da coleção e várias visitas orientadas, que contarão com a presença de alguns dos seus autores.

Entre outubro e dezembro, o Museu Calouste Gulbenkian apresenta quatro exposições. A 13 de outubro inicia-se mais uma conversa, desta vez entre Ana Hatherly e o Barroco. Esta exposição, que decorre na Galeria do Piso Inferior da Coleção do Fundador, explora a influência do Barroco na obra da artista. A 26 de outubro abre ao público, na Galeria Principal do Edifício Sede, a exposição Do Outro Lado do Espelho, dedicada à presença do espelho na iconografia da arte europeia. Siga os passos de Alice e aventure-se a explorar as infinitas possibilidades oferecidas por este objeto misterioso, através da programação associada à exposição, que inclui visitas orientadas e conversas com as curadoras e com as autoras do catálogo.

Até 20 de novembro a Coleção Moderna acolhe, no Espaço Projeto, a primeira exposição individual da artista suíça Marie José Burki em Portugal e, a 8 de dezembro, abre as portas deste espaço à artista portuguesa Mariana Silva, com uma mostra intitulada O Olho Zoomórfico.

Destacamos ainda o concerto de domingo Pedro e o Lobo – O Carnaval dos Animais, que contará com composições de Sergei Prokofiev e de Camille Saint-Saëns, interpretadas pela Orquestra Gulbenkian. O último alerta vai para os habituais guias de audição, que, através de comentários e de excertos musicais, lhe oferecem mais informações acerca dos concertos da temporada.

Esperemos que goste das nossas propostas!