Atividades acessíveis

Temporada 2019/2020

As atividades que dedicamos ao público com necessidades educativas especiais (escolas, grupos organizados, famílias, jovens e adultos) cruzam várias linguagens e materiais numa prática estimulante e especializada, constituindo espaços de inclusão, criatividade e fruição em diálogo com o património artístico da Fundação Calouste Gulbenkian. Existem propostas artísticas para serem tocadas, dançadas, desenhadas, ouvidas, ou somente observadas. 

 

Língua gestual portuguesa

Audiodescrição

Sessões acessíveis

Escolas e grupos

Todas as atividades são adaptadas e adaptáveis às características específicas do público visitante, e adequadas tanto a grupos de ensino especial como a turmas inclusivas, no âmbito do ensino integrado. Visitas e oficinas para explorar os museus, o jardim e a música, enquanto espaço para todos.

Famílias com crianças e jovens

As crianças e famílias são convidadas a conhecer o Museu Gulbenkian, onde temos visitas tácteis com audiodescrição, visitas em língua gestual portuguesa e histórias de musear. Bem como atividades com sessões acessíveis e inclusivas, abertas a todos os participantes.

Jovens e adultos

Acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta de inclusão, e, como tal, preparámos visitas em língua gestual portuguesa na Coleção do Fundador, e visitas tácteis com audiodescrição na Coleção Moderna. Propostas artísticas para serem tocadas, ouvidas ou sentidas…