FCG Secção: Atividades Educativas

Sessão dupla – Entre Manuela Marques e Versailles e Alegria e Sobrevivência

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 90 minutos

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 25

Idioma: Português

Preço: 6,00 €

Onde:

Ponto de Encontro: Museu Calouste Gulbenkian - Coleção do Fundador

Abrir Google Maps

As exposições têm naturezas muito distintas, mas correspondem ambas a uma nova linha de programação do Museu Gulbenkian que agora se inicia. Situadas em espaços diferentes propõem um olhar contemporâneo sobre a sociedade (Tamás Kaszás – Alegria e Sobrevivência) e sobre alguns temas presentes na Coleção do Fundador (Manuela Marques e Versailles – A face escondida do sol), sendo por isso um convite à conversa e debate sobre visões práticas artísticas diversificadas. Nesta sessão dupla contamos com a presença dos artistas Tamás Kaszás e Manuela Marques e dos curadores de ambas as exposições, propondo por isso uma visita alargada a estes novos projetos expositivos.

Breve nota biográfica dos artistas
Tamás Kazsás (Dunaújváros 1976) estudou na Academia de Belas Artes de Budapeste, no Departamento Intermedia. Em 2002 funda com Anokó Loránt o colectivo de artistas ex-artists’collective com quem desenvolve um conjunto de projectos como “Auto-Anthropology”. Expõe desde 2000 em vários museus e espaços europeus, tendo participado em 2011 na Bienal de Istambul.
Manuela Marques (Tondela, 1959) vive em Paris desde os anos 60 e desenvolve a maior parte do seu trabalho em França. A sua presença em Portugal já foi marcada com o prémio BES Photo 2011. As fotografias e instalações sonoras expostas surgem na sequência de uma residência artística no Palácio de Versalhes.

Conceção e orientação
Tamás Kaszás, Rita Fabiana, Manuela Marques, João Carvalho Dias, Nuno Vassallo e Silva