
Quem é quem: uma viagem sensorial
No século XVI, o pintor italiano Vittore Carpaccio representou, numa das suas obras, uma família. O tempo passou e nós, cinco séculos mais tarde, continuamos a conseguir identificá-la: através das personagens que habitam a pintura (sua pose e atributos) e da narrativa que a mesma evoca (viva no imaginário coletivo).
No entanto, nesta descoberta de quem é quem e porquê, vamos deparar-nos com algumas singularidades que, em conjunto, iremos explorar. E como uma pintura pode ter a capacidade de estimular diferentes sentidos (para além da visão), nesta atividade-jogo os participantes serão também desafiados a determinar que cheiros e sons lhe podemos associar. Finalmente, recuando no tempo, vamos inspirar-nos nos bestiários da Idade Média e desenhar um animal sem saber muito à cerca dele. Embarcamos juntos nesta viagem sensorial?
Palavras-chave
Desenho, museu, pintura, sentidos
Conceção e orientação
Cristina Campos
INFO ADICIONAIS
─ Aquando do preenchimento do formulário, deverá ter em consideração os meses e dias que deseja para a realização da atividade com o seu grupo. No entanto, esta atividade requer agendamento de reunião técnica prévia. Depois da submissão do formulário, a equipa NEE entrará em contacto para definir a data da reunião técnica, e para delinear pormenores para a visita à Fundação.
Sobre a atividade :
Duração: 90 min
Mínimo de participantes: 5
Máximo de participantes: 15
Idioma: Português
Detalhes da atividade :
Época: 2022/2023
Ciclo: Necessidades educativas específicas
Tipo: Visita
Equipa educacional: Museu Calouste Gulbenkian