FCG Secção: Atividades Educativas

Professor e artista: “práticas colaborativas em sala de aula”

O que pode guardar o espaço escolar e da sala de aula além do currículo? Do ponto de vista criativo, tudo.
Vindo a ser experimentado por professores, artistas e alunos ao longo das quatro edições do projeto 10×10, em várias escolas do país, este projeto pedagógico, de valorização dos conteúdos curriculares do ensino secundário através das práticas artísticas, tem implicado, de um lado, um trabalho de parceria entre artistas e professores de diversas disciplinas e, de outro, a participação dinâmica dos alunos.
Inserido no espírito do projeto 10×10, este workshop apresenta um conjunto de pedagogias criativas que constituem atualmente um repertório variado de estratégias, metodologias e ferramentas passíveis de apropriação e de aplicação em diferentes contextos educativos e em diferentes disciplinas, para que o ato de ensinar e de aprender constitua uma experiência motivadora e significante.
O jogo teatral, a voz, o corpo no espaço, a escrita autobiográfica, a observação, a escuta, o diálogo e o pensamento próprio são alguns dos tópicos que irão ser tratados nesta formação, que se pretende prática e reflexiva.

Conceção e orientação
Maria Gil, Sofia Cabrita


14, 21 JAN / SÁB.
10:00 – 13:00; 14:30 – 17:30

Duração 12 horas (2 sessões de 6 horas)

Este curso está creditado (0,5 créditos) a docentes de qualquer nível de ensino, incluindo de educação especial no âmbito da parceria Gulbenkian Descobrir e Centro de Formação de Escolas António Sérgio. Para efeitos de creditação, contactar por email igouveia@gulbenkian.pt ou telefone 217 823 476.

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 12 horas

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 20

Idioma: Português

Preço: 50,00 €

Onde:

Ponto de Encontro: Sala 2 - Edifício Sede

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Tipo:

Equipa educativa: