Museu acessível: práticas artísticas com públicos especiais

Quais os desafios e soluções para a acessibilidade ao património cultural? O acesso ao património e à cultura é um direito fundamental de todas as pessoas, independentemente da identidade ou oportunidade. Na Europa, muitos museus estão preocupados em desenvolver questões relacionadas com a acessibilidade, a fim de permitirem o acesso às coleções por pessoas com necessidades especiais. Os museus e fundações privadas já definiram a acessibilidade como uma das suas prioridades programáticas, enquanto meio para transmitir a herança cultural e de chegar a todos.
O acesso às coleções por pessoas com deficiências sensoriais ou de aprendizagem continua a ser um grande desafio; no entanto, muitas soluções inovadoras foram desenvolvidas e postas em prática — estas podem ser usadas para inspirar boas práticas, constituindo um modo de ampliar o seu desenvolvimento.

Conceção e orientação
Margarida Rodrigues, Margarida Vieira

01, 08, 09 fev 2020 / Sáb, dom / 10:00–13:00; 14:30–17:30 (no domingo só se realiza no turno da manhã)

Nota: Este curso destina-se a professores, auxiliares, educadores, estudantes, técnicos que trabalhem ou estejam interessados em trabalhar na promoção da acessibilidade e inclusão. Curso em processo de creditação.

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 15 horas

Mínimo de participantes: 15

Máximo de participantes: 25

Língua: Português

Preço: 50,00 €

Onde:

Ponto de encontro: Edifício Sede — Sala 2

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: