FCG Secção: Atividades Educativas

Lanternas mágicas

Oficina de histórias e criação de lanternas mágicas
A partir da exposição José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno

Com quantas luzes se tece uma história? Serão as sombras nossas amigas? Como poderemos criar uma história sem lápis nem papel, sem tintas nem pincéis, mas cheia de cor, luz magia e imaginação?
Propomos-te partir à descoberta das lanternas mágicas de Almada Negreiros e, inspirando-nos nas obras da Coleção, explorar diferentes formas de trabalhar a luz, a cor e a sombra, com o objetivo de criar histórias capazes de se mostrar ao mundo! Vamos construir a nossa lanterna mágica?
A partir da exposição de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno, e obras de ambas as coleções, iremos recuar aos primórdios do cinema e explorar diferentes técnicas e materiais que se conjugam de forma a abordar o conceito de lanterna mágica, com o objetivo de construir plasticamente uma história especial que se projeta.

Conceção e orientação
Andreia Dias, Hugo Barata, Marc Parchow, Maria João Carvalho, Paula Ribeiro, Sofia Martinho


10 a 13 abril
2ª a 5ª
10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30

As oficinas Especial Páscoa preveem a possibilidade de acompanhamento à hora do almoço: €10/semana (bilhetes à venda online e nas bilheteiras). O Gulbenkian Descobrir não fornece almoço. Recomenda-se trazer almoço-piquenique, lanche para o meio da manhã/tarde, água e chapéu. Assegura-se o acolhimento das crianças que chegam a partir das 9:00 e até à hora do início da atividade. 

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 4 dias

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 15

Idioma: Português

Preço: 60,00 €

Onde:

Ponto de Encontro: Museu Calouste Gulbenkian - Coleção Moderna

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educativa: