FCG Secção: Atividades Educativas

Do Outro Lado do Espelho

Os artistas recorrem aos espelhos com diferentes propósitos. Ora para revelar, ora para disfarçar aspetos das cenas que representam, já que eles oferecem infinitas possibilidades visuais, incluindo a mais óbvia: o reflexo fiel da realidade. Mas embora a primeira finalidade do espelho seja efetivamente a representação fiel das aparências, refletindo uma visão coerente do mundo, nem sempre os artistas o utilizaram com esse propósito, preferindo favorecer a ambiguidade e a fragmentação – de acordo com os efeitos pretendidos, que muitas vezes são de ordem filosófica –, em detrimento da representação mimética da realidade.
Constituída por 69 obras, número-espelho, a exposição está dividida em cinco núcleos temáticos, precedidos por três figuras introdutórias: uma escultura, que funciona como convite à visita; uma pintura, que introduz o tema da mostra; e um espelho-objeto, que proporciona ao visitante uma oportunidade para se questionar: «Quem sou eu?»

Orientação
Margarida Carmona Rodrigues

Na quarta-feira, dia 10 de janeiro de 2018, a visita é gratuita. Requer levantamento de bilhete no próprio dia, sujeito à lotação disponível. 

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 1 hora

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 33

Língua: Português

Onde:

Ponto de encontro: Galeria Principal - Edifício Sede

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Tipo:

Equipa educacional: