FCG Secção: Atividades Educativas

Descobrir a diferença

Fórum de partilha sobre acessibilidades

Fórum de partilha em torno das ferramentas e ideias desenvolvidas pelos atores que todos os dias trabalham com as necessidades educativas especiais. Encontro de 90 minutos dirigido a professores, assistentes operacionais, terapeutas, mediadores culturais, educadores, pais e a todos os interessados no trabalho com este público. Este ano o tema será sobre as acessibilidades e terá como oradores, Luís Rocha e Patrícia Roque Martins. 

Luís Rocha atualmente é o responsável pedagógico no MEF (Movimento de Expressão Fotográfica), do qual é Diretor Artístico e Presidente da Direção. Licenciado em Fotografia pelo IADE. Diplomado pela APAF com o curso de Fotografia Profissional, pelo Instituto Politécnico de Tomar com o Curso de Conservação e Restauro de Fotografia e pelo ARCO com o Curso de História da Fotografia. Em 2000, nasceu o Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), que promove o gosto pela fotografia em pessoas que não usufruem das mesmas oportunidades que o cidadão comum.  O lema é “integrar pela arte”, algo que a associação sem fins lucrativos tem sempre em conta nas suas iniciativas. Em conjunto com instituições de acção social, o MEF dá formação na área da fotografia a portadores de deficiências visuais, motoras e mentais e a pessoas economicamente carenciadas.

Patrícia Roque Martins é doutorada em Belas-Artes (2015), mestre em Museologia e Museografia (2008) e licenciada em História, variante de História da Arte, pela Universidade de Lisboa (2001). Atualmente é investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP) onde desenvolve o projeto de pós-doutoramento A Representação da Deficiência nas Coleções da DGPC: discurso, identidades e sentido de pertença, com uma Bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia e o acolhimento da UP e da Direção-Geral do Património Cultural. Colaborou com a Casa-Museu Anastácio Gonçalves e o Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Fundador na produção e conceção de materiais educativos para pessoas com deficiência visual (2012). Foi membro fundador da Acesso Cultura (2013). Organizou o Encontro Internacional A Representação da Deficiência em Museus, Imaginários e Identidades (2017). Tem desenvolvido atividades de formação profissional sobre as acessibilidades e a deficiência para profissionais de museus e estudantes de Museologia. E tem participado em conferências, em Portugal e no estrangeiro, e publicado artigos da especialidade.

 

As inscrições devem ser feitas por email – mmendes@gulbenkian.pt ou mcrodrigues@gulbenkian.pt – ou telefone – 217 823 491/ 217 823 873.   

 

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 1,5 horas

Mínimo de participantes: 5

Máximo de participantes: 40

Língua: Português

Onde:

Ponto de encontro: Edifício Sede

Local: Sala 3

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Tipo:

Equipa educacional: